quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Cafeinado: Quarta-feira quente em Maringá

16/09/2020_

A quarta-feira (16) foi quente em Maringá. Segundo os principais institutos de meteorologia, as máximas foram de: 30°C (Climatempo), 34°C (Simepar), 33,5°C (Inmet), 33°C (Weather Channel). No entanto, o clima esquentou também no meio político, com o mandado de busca e apreensão no escritório do deputado federal Ricardo Barros (PP), no centro da cidade.

Deputado federal Ricardo Barros – Foto: Reprodução/Jornal Hoje/TV Globo
O mandado foi cumprido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, em ação apoiada pela Polícia Civil. A investigação apura denúncias de lavagem de dinheiro e corrupção no ramo de energia eólica, com operação desencadeada com base em colaboração premiada da Operação Lava Jato – entenda o motivo da operação aqui

Para o meio político, a maior pergunta não é se Ricardo Barros cometeu ou não algum ilícito, mas se a operação tem potencial ou não para prejudicar candidatos apoiados pelo ex-ministro da Saúde e atual líder do governo Bolsonaro na Câmara. Não é demais lembrar que as eleições ocorrerão daqui a apenas 60 dias. Perdas eleitorais ou não dependerão dos desdobramentos da operação desta quarta.

Nota

Relator da lei de abuso de autoridade, Ricardo Barros repudiou o ativismo político do Judiciário. Em nota, o deputado federal (no sexto mandato) e ex-prefeito de Maringá disse que colaborou com as investigações  e que, pela sua conduta ilibada, está tranquilo. Ele informou ter solicitado acesso aos autos do processo para poder dar mais esclarecimentos à sociedade e elaborar sua defesa. 

Convenções 1

O que também está fervendo são as convenções partidárias país afora. O prazo para os partidos homologarem os candidatos a prefeito, vice e vereadores termina nesta quarta. Leia mais sobre as convenções aqui.

Convenções 2

Em Maringá, devemos ter um novo recorde de prefeituráveis, entre eles o prefeito Ulisses Maia (PSD), que concorrerá à reeleição O Café traz um panorama geral das candidaturas na manhã desta quinta (17). 
 

Convenções 3

Em Campo Mourão, o empresário Rodrigo Salvadori (PP) foi homogado candidato a prefeito, com Ademir Cardoso (MDB) na vice. A convenção ocorreu na noite de terça (15). Além de PP e MDB, a coligação liderada por Salvadori conta com Podemos, Pros, PDT e DEM. A coligação "Renova Campo Mourão" é uma alternativa ao prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania), que disputará a reeleição. 

Ademir Cardoso e Rodrigo Salvadori na convenção realizada na terça (15) – Foto: Rodrigo Schu/Divulgação

Greve

A quarta-feira também foi marcada, em Maringá, pela greve dos motoristas do transporte coletivo urbano e metropolitano. A mobilização, organizada pelo Sinttromar (sindicato da categoria), foi alvo de fake news sobre uma "paralisação total" da frota, o que não ocorreu. Segundo a entidade, foi mantida frota mínima de 70%, em respeito a uma determinação judicial. Sem acordo entre as partes, a greve continua. 



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário