sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Cafeinado: Campanha eleitoral começa de fato nos debates da Band

25/09/2020_

O tradicional debate da Band abrirá, novamente, a série de embates na telinha entre candidatos das principais cidades do país. A emissora marcou o debate entre os prefeituráveis de São Paulo para 1º de outubro, às 22h30. Nas demais cidades, as emissoras filiadas devem seguir o mesmo calendário.

No papel, a campanha eleitoral começará neste domingo (27), mas para muitos eleitores o pleito só inicia, de fato, no primeiro debate. Por isso o confronto de ideias e propostas proporcionado pela Band é tão importante. Uma participação ruim nesse debate, por exemplo, pode comprometer o desempenho do candidato no pleito.

Filiadas seguem o calendário da Band São Paulo

Maringá 1

Filiada à Band, a TV Maringá optou por realizar o debate do primeiro turno em duas datas, dividindo os candidatos. O grande número de prefeituráveis inviabilizaria um debate amplo, que é o que se espera nesses encontros. Na quinta (1º), participarão Akemi Nishimori (PL), Homero Marchese (Pros), Evandro Oliveira (PSDB), Eliseu Alves Fortes (Patriota), Dr. Batista (Democratas) e Valdir Pignata (Cidadania).

Maringá 2

A segunda rodada será realizada na quinta-feira seguinte, em 8 de outubro, com a presença de Rogério Calazans (Avante), Carlos Mariucci (PT), Professor Edmilson (Psol), Ulisses Maia (PSD), José Luiz Bovo (Podemos) e Coronel Audilene (PP). Dos nove candidatos a prefeito de Maringá, apenas Annibal Bianchini (PTC) ficará de fora, isso porque seu partido não conquistou representatividade no Congresso na Eleição de 2018. 

Melhor data

Ambas as datas devem garantir à TV Maringá uma boa audiência, porém, é inegável que a segunda data será mais atrativa por conta da presença de Ulisses Maia. As críticas dos adversários à gestão do prefeito que tenta a reeleição é sempre, sem dúvida, um elemento que aumenta o interesse pelos debates. Bom para os prefeituráveis que estarão no evento do dia 8.  

Água no chope 1

Deu na Gazeta do Povo: o prefeito Rafael Greca (DEM) não vai participar do primeiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Uma verdadeira água no chope. A alegação é que Greca não quer se expor ao novo coronavírus. Conta outra. Se ele não fosse candidato à reeleição, se fosse um franco atirador no pleito, se não fosse favorito para avançar ao segundo turno, deixaria de participar?

Globo

Outra água no chope foi a decisão da TV Globo de, por medidas de segurança na pandemia, realizar o debate apenas com os quatro mais bem colocados nas pesquisas (Ibope ou Datafolha), como informa o colunista Mauricio Stycer, do UOL. Muito provavelmente essa decisão inviabilizará o debate da emissora em várias cidades, já que a legislação assegura aos partidos com representação no Congresso Nacional a participação nos debates. 

Regras

A campanha eleitoral começa neste doming (27). Em relação a eleições anteriores, há novidades, como a proibição dos carros de som "avulsos". Ou seja, essa opção só será permitida em carreatas, passeatas em durante comícios e reuniões. O jornal Estado de Minas publicou matéria interessante, com um compilado das regras (veja aqui). 

Ilícitos

Ao que tudo indica, não vão faltar fake news e propaganda irregular no pleito. Para quem vai fazer uma campanha limpa, o ideal é estar preparado para reagir aos ilícitos dos adversários. Uma ótima ferramenta para isso é a Verifact Tecnologia, que foi desenvolvida em Maringá e já é bem conhecida dos advogados. Publicamos matéria no Café a respeito

Arroz

O preço do pacote de arroz segue sendo um prato cheio para os chargistas e autores de memes. Quem não come arroz, claro, não tem motivo para se importar com o preço. 


Sem notícia

Quem acessa o site da Prefeitura de Maringá já deve ter notado a ausência das notícias. Por conta do período eleitoral, a administração municipal optou por retirar as notícias do ar. Uma cautela um tanto exagerada. Portais do outras grandes prefeituras do Estado (inclusive a de Curitiba) mantêm no ar as notícias. 

Incêndio

Sobre o incêndio criminoso na garagem da Cidade Verde, em Sarandi, empresa que opera o transporte coletivo metropolitano, o Sinttromar (sindicato que representa os motoristas) informou que nem o delegado nem investigadores do caso estiveram na sede da entidade sindical – ao contrário do que foi dito à imprensa. Leia a nota aqui



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário