quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Cafeinado: Partidos têm até o dia 16 para definir candidatos a prefeito e vereador

03/09/2020_

Os partidos políticos têm menos de 15 dias para definir seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador para as Eleições 2020. De acordo com o novo calendário eleitoral – prorrogado pela Emenda Constitucional 107/2020, em decorrência da pandemia –, o prazo se encerra no próximo dia 16.

Nessa relevante fase pré-campanha eleitoral, filiados se reúnem para escolher os pré-candidatos considerados mais viáveis (ou não) a vereador e para decidir pela participação da legenda na eleição majoritária. As convenções sempre reservam surpresas. 

Convenções Partidárias. Café com Jornalista

Novidades

Duas grandes novidades para o pleito deste ano são: 1) A possibilidade de realizar vários procedimentos (convenção, registro de candidaturas etc) de modo on-line; 2) A obrigatoriedade de chapas puras nas eleições proporcionais. Ou seja, não é mais possível a coligação para vereador, o que tem tirado o sono de muitos partidos.

Dicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou materiais informativos para garantir a realização das convenções partidárias com segurança, tanto para os servidores da Justiça Eleitoral quanto para os membros dos partidos. Veja aqui

Maringá

Entre as surpresas, uma delas foi a confirmação da coronel Audilene (PP) como candidata a prefeita de Maringá. Embora isso já tivesse sido aventado, as apostas nas rodinhas políticas eram de que ela sairia como vice do ex-prefeito Silvio Barros (PP). A convenção dos progressistas ocorreu dia 31, no escritório do deputado federal Ricardo Barros. Ainda falta definir o vice.

Definições

No Maringá News, o jornalsita Angelo Rigon fez um excelente trabalho ao publicar uma linha do tempo com novidades das convenções na cidade. Nesta quinta (3), o Patriota deve oficializar Eliseu Fortes como candidato a prefeito. No sábado, será a vez de Rogério Calazans (Avante) ser confirmado como prefeiturável. A convenção do PT ficou, claro, para o sugestivo dia 13. Veja os detalhes aqui.  

Reeleição

O PSD ainda não definiu data para oficializar o prefeito Ulisses Maia como candidato a prefeito. Entre apoiadores do prefeito, há quem esteja comemorando o fato de Silvio Barros ficar (ao que tudo indica) de fora da disputa. Ulisses e Silvio foram os protagonistas do último pleito municipal. 

Meme

Meme nota 89 mil. Café com Jornalista
Nova nota de Real rendeu um esperado meme

Lobo-guará 1

A impressão é de que a nova nota de Real, em tons sépia, estampada pelo lobo-guará, não agradou. Pura besteira. O que não agrada mesmo é não ter várias delas no bolso. A célula foi lançada ontem (2) pelo Banco Central. Leia mais aqui.  

Lobo-guará 2

Bons tempos em que nosso dinheiro rendia no supermercado. Estão falando por aí que, se você pesquisar antes de comprar, e se abrir mão dos cortes nobres, dá até para fazer um bom churras com um lobo-guará.

Auxílio emergencial

O governo federal publicou a Medida Provisória 1000/2020, nesta quinta (3), oficializando o pagamento do benefício até o fim do ano. As parcelas de setembro a dezembro serão de R$ 300, metade do valor pago anteriormente. Chamado de "auxílio emergencial residual", o benefício deve render dividendos políticos ao presidente Jair Bolsonaro.  

Clique

Bela foto do Terminal Intermodal e da Avenida Horácio Raccanello feita pelo competente fotógrafo Thiago Louzada. Inaugurado este ano, no terminal se tornou um dos cartões-postais de Maringá. A foto foi compartilhada pelo prefeito Ulisses Maia (PSD) nas redes sociais.

Terminal Intermodal de Maringá. Café com Jornalista
Terminal Intermodal de Maringá

Trimestralidade

Uma ótima notícia aos servidores municipais de Maringá com direito na ação da trimestralidade. Segundo informação do prefeito Ulisses, o valor da terceira parcela, na soma de R$ 10,5 milhões, já foi pago pelo município. Caberá ao Sismmar (sindicato da categoria) fazer o repasse aos servidores.

Expoingá

A Sociedade Rural de Maringá e seus parceiros decidiram, novamente, adiar 48ª Expoingá, que estava prevista para ocorrer de 8 a 18 de outubro. O principal evento do calendário municipal foi remarcado para 6 a 16 de maio de 2021 (época em que a festa costuma ocorrer). Ou seja, por conta da pandemia, a cidade ficará sem uma edição da Expoingá. 



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário