segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Silvio Barros pode repetir roteiro de João Paulino em incrível coincidência eleitoral

10/08/2020_

Café com Jornalista – A disputa entre o prefeito Ulisses Maia (PSD) e o ex-prefeito Silvio Barros (PP) – considerados por especialistas como favoritos nas eleições deste ano – pode resultar numa incrível coincidência de fatos eleitorais. Tudo dependerá do resultado do pleito.

Ex-prefeitos João Paulino e Silvio Barros. Café com Jornalista
Ex-prefeitos de Maringá João Paulino e Silvio Barros – clique na imagem para ver a galaria
Caso obtenha êxito nas Eleições 2020, Silvio Magalhães Barros II repitirá um roteiro do ex-prefeito João Paulino Vieira Filho, quase 40 anos depois. A comparação é fruto das pesquisas do historiador político da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Reginaldo Dias.

Terceiro prefeito de Maringá, João Paulino foi eleito em 1960, cumprindo seu primeiro mandato até 1964. Como lembra o historiador, ele fez sucessor – Luiz Moreira de Carvalho, que governou de 1965 a 1968 – e, na eleição seguinte, foi derrotado para um talentoso advogado: Adriano José Valente, prefeito de 1969 a 1972. João Paulino voltou a se candidatar em 1976, obtendo êxito.


E o que Silvio Barros tem a ver com João Paulino? Segundo Dias, há um paralelo no mínimo curioso entre os dois ex-prefeitos. Ambos terminaram o mandato com boa avaliação, fizeram sucessor e, de volta ao pleito, figurando como favoritos, foram derrotados nas urnas por advogados talentosos. 

"Em 2016, Silvio Barros tinha sido um prefeito bem avaliado, tinha feito o sucessor [Roberto Pupin], era considerado favorito, mas perdeu eleição para um advogado talentoso, o Ulisses Maia. De modo que, se o Silvio Barros tiver sucesso na tentativa de voltar à Prefeitura, ele vai repetir mais ou menos o roteiro do João Paulino", comenta Reginaldo Dias.
A história, porém, revela que o maringaense não tem o hábito de reconduzir ex-prefeitos cargo. Além de João Paulino, isso só ocorreu uma outra vez, com Said Felício Ferreira. Prefeito de 1983 a 1988, Said voltou a governar Maringá de 1993 a 1996. "Nossa história mostra que há essa dificuldade [de retorno ao cargo]", diz o historiator.


Em seu favor, Silvio tem o fato de ter sido o único prefeito reeleito de Maringá. Se o roteiro será reescrito ou não, só o tempo dirá. Por conta da pandemia do novo coronavírus, o primeiro e o segundo turno das Eleições 2020 foram adiados para os dias 15 e 29 de novembro.

 Reedição de 2º turno entre Ulisses e Silvio é cenário mais provável



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário