sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Minoria nas casas legislativas, mulheres são 52,5% dos eleitores do país

07/08/2020_

Das assessorias – O Brasil tem 147.918.483 eleitores aptos a votar nas Eleições 2020. O censo divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana, como era esperado, aponta que as mulheres constituem a maioria do eleitorado.
Mulheres são 52,5% dos eleitores. Café com Jornalista
Brasil tem 77,6 milhões de eleitoras aptas a votar
Elas representam 52,49% do total de eleitores, somando 77.649.569. Os homens somam 70.228.457 eleitores, sendo 47,48% do total. Para o ministro Luís Roberto Barroso, esse dado justifica as ações adotadas no Brasil – pelo poder público ou não – para garantir o aumento do número de mulheres na política.


Uma dessas ações é o movimento suprapartidário "Mais Mulheres No Poder" que, só em Maringá, reúne mais de 60 pré-candidatas de 17 legendas. Entre os principais objetivos do movimento estão a eleição de uma bancada feminina no Legislativo e a ampliação da presença feminina nos postos de comando, em especial no primeiro e segundo escalões do Executivo.

A meta é mudar uma triste realidade em Maringá. Apesar de representarem 54% dos 279.500 eleitores, as mulheres não estão presentes na Câmara Municipal. Na atual legislatura, todos os 15 vereadores são homens. Para integrantes do movimento, esta situação começará a mudar neste pleito com a união das pré-candidatas e o engajamento nesta causa, independentemente da ideologia político-partidária.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Segundo o ministro Barroso, ações que ampliem a participação feminina nos cargos eletivos são necessárias e bem-vindas. Uma delas é a cota que obriga os partidos a inscreverem em suas chapas no mínimo 30% de candidatos de um gênero e, no máximo, 70% do outro.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário