sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Chapa do presidente Ronaldo vence eleição do Sinttromar com 80% dos votos

21/08/2020_

Do Sinttromar – Com 468 votos (80,27% do total), a Chapa 1 venceu a Eleição do Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar). Com o resultado da apuração dos votos, realizada na noite desta quinta (20), o presidente Ronaldo José da Silva está reeleito para um novo mandato de cinco anos.

Apuração dos votos na Eleição do Sinttromar. Café com Jornalista
Apuração dos votos levou pouco mais de uma hora – Foto: Sinttromar
Denominada “Rodoviários na Luta – A Chapa do Trabalhador”, a Chapa 1 disputava o pleito contra a Chapa 2 – “Renovação”, do candidato a presidente Claudivam Leal, que obteve 109 votos (18,70%). Foram anotados ainda 2 votos brancos e 4 votos nulos que, juntos, somaram 1,03%.


Dos 885 trabalhadores associados e aptos a votar, 583 compareceram às urnas onde estavam inscritos, garantindo o quórum de 444 votos – referentes ao mínimo de 50% dos eleitores mais um voto, conforme previsto no artigo 41 do Estatuto Social do Sinttromar. A adesão pode ser considerada ótima, em vista da chuva, que não deu trégua durante os três dias de votação – iniciada na última terça (18). 

Foram recebidos, ainda, 82 votos em separado (de pessoas não inscritas na urna). Como cada um desses votos precisaria ser analisado caso a caso, a Comissão Eleitoral propôs que os votos em separado só fossem considerados caso pudessem ser determinantes para o resultado, ou seja, caso a diferença entre as chapas na soma dos votos dos inscritos fosse igual ou inferior a 82. Ambas as chapas concordaram com a proposta da comissão.


Iniciada às 19h45, a contagem dos votos levou pouco mais de uma hora, com o membro da Comissão Eleitoral João Batista da Silva anunciando o resultado oficial da eleição e proclamando a Chapa 1 vencedora do pleito às 20h50. A apuração ocorreu na sede do sindicato, situado na Avenida Sophia Rasgulaeff, 367. Medidas de segurança, como o fornecimento de álcool em gel e o uso obrigatório de máscara foram respeitadas. 

Para o presidente Ronaldo, a eleição, democrática, expressou a vontade dos trabalhadores e o reconhecimento da categoria em relação às lutas realizadas pela atual diretoria por avanços salariais e melhores condições de trabalho. 

"Neste momento, acabam as chapas 1 e 2. Somos todos trabalhadores de uma mesma categoria. Isso [resultado da eleição] nos impulsiona a lutar ainda mais pelo direito dos nossos companheiros, neste momento difícil de crise e da covid que estamos passando", disse o presidente Ronaldo.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Vice-presidente eleito, Emerson Viana Silva agradeceu o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de inúmeros sindicatos e a dedicação dos integrantes da Chapa 1. “Parabéns aos companheiros, que trabalharam diuturnamente e tiveram coragem de mostrar que têm um lado, e que esse lado é o do trabalhador”, disse Emerson.

O mandato da diretoria eleita inicia em 9 de outubro. A data da posse ainda será definida.






>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário