quinta-feira, 30 de julho de 2020

Voluntários viabilizam movimento 'Mais Mulheres no Poder'

30/07/2020_

Das assessorias – O movimento suprapartidário "Mais Mulheres no Poder", que já engloba 60 pré-candidatas de várias legendas, vem conquistando novos participantes e apoios a cada dia. Voluntários de diferentes setores e entidades estão se unindo ao movimento na defesa de uma bancada feminina na Câmara de Maringá – atualmente, composta apenas por homens. 


As primeiras adesões foram da cientista social e pesquisadora de contextos digitais Jéssica Cafisso e da jornalista Juliana Daibert. Logo, foram seguidas pela advogada e ativista Naiara Coelho, pela jornalista e historiadora Regina Daefiol e pelo cineasta João Rodrigues Peralta.

Participando das atividades desde o início, Jéssica é responsável pelas transmissões virtuais do movimento, Juliana pela assessoria de imprensa, Naiara responde pela articulação das pré-candidatas, Regina contribui com a divulgação das ações e Peralta assina as produções audiovisuais – sendo a de maior destaque, até o momento, o "Manifesto do Movimento Mais Mulheres No Poder".


Lançado oficialmente em reunião das pré-candidatas, em 7 de julho, e logo divulgado nas redes sociais do movimento, o vídeo de pouco mais de cinco minutos apresenta 43 pré-candidatas engajadas no movimento e as propostas do grupo para a eleição de uma bancada de vereadoras em novembro. Uma semana depois, foi ao ar nova versão incluindo as pré-candidatas impossibilitadas de participar da primeira.

Com a divulgação do manifesto, outras mulheres aderiram ao movimento, entre elas as psicólogas Camila Sabater e Bárbara Dalvanna, que agora estão no time de voluntárias. O vídeo do manifesto já teve 5.200 visualizações no Facebook.

Mais apoios

Entre as entidades que apoiam as mulheres dedicadas ao desafio de efetivar a representatividade feminina na Câmara, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Maringá, foi a primeira a endossar as ações e propostas do movimento "Mais Mulheres no Poder".


Além de oferecer um curso sobre a atividade parlamentar a todas as pré-candidatas, em agosto, a OAB Maringá dará atendimento e encaminhamento às participantes na pré-campanha e na campanha (especialmente) sobre assédio de qualquer ordem. O Fórum Maringaense de Mulheres, apoiador de primeira grandeza, assina embaixo da proposta que defende mulheres na chefia de 50% dos cargos de primeiro e segundo escalão do executivo municipal.


O mais novo apoio formal vem do Conselho Municipal da Juventude (CMJ). "Para enfrentar essa desigualdade que está posta basta olhar para a bancada atual da Câmara de Maringá. O CMJ deliberou por apoiar o movimento suprapartidário, sinalizando que esse atual cenário precisa mudar. As mulheres devem e precisam estar representadas na Câmara", comenta Fernanda Pires, secretária executiva do CMJ.


Segundo Fernanda, o apoio foi deliberado em reunião realizada no dia 22 de julho e a nota está sendo elaborada pelo grupo de trabalho de comunicação do CMJ. Para ela, os esforços do movimento podem incentivar mais mulheres jovens a se interessar por política.

O CMJ é constituído por 15 cadeiras titulares, sendo cinco governamentais e dez não governamentais. Atualmente, apenas quatro cadeiras titulares são ocupadas por mulheres. Ao menos uma conselheira do CMJ é pré-candidata a vereadora em Maringá.




>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>
>>>

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário