20/07/2020_
Do Café – A Santa Casa de Maringá está com ocupação de 100% nas vagas de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes adultos com a covid-19. A informação, que havia vazado no fim de semana, foi confirmada nesta segunda (20) pela assessoria de imprensa do hospital.
Do Café – A Santa Casa de Maringá está com ocupação de 100% nas vagas de unidade de terapia intensiva (UTI) para pacientes adultos com a covid-19. A informação, que havia vazado no fim de semana, foi confirmada nesta segunda (20) pela assessoria de imprensa do hospital.
![]() |
Santa Casa tem seus 11 leitos de UTI adulto para covid-19 ocupados |
No fim de semana, um comunicado destinado a autoridades municipais e estaduais de saúde acabou caindo nas redes sociais. Segundo fonte do Café, o documento foi vazado de um grupo privado no WhatsApp.
"Nossa capacidade de atendimento a pacientes desta natureza encontra-se completamente esgotada, de forma que requeremos que sejam informados todos os serviços de saúde do SUS e demais serviços de urgência e emergência de Maringá e região que, no momento, encaminhem para outros serviços de saúde os novos casos que porventura surjam", dizia trecho do documento vazado.
Na nota oficial desta segunda, a Santa Casa informa ter dez leitos de UTI para adultos com covid-19 atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas que, no momento, há 11 pacientes internados com a doença. Ou seja, o hospital precisou criar um leito emergencial a mais nos últimos dias. Entre os pacientes há um servidor público em estado grave, que necessida de hemodiálise.
"Quanto à UTI Pediátrica, a Santa Casa de Maringá possui nove leitos exclusivos para pacientes SUS com Covid-19. Nenhum desses leitos está ocupado", diz a nota.
O hospital informa, ainda, já ter comunicado a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá e a 15ª Regional de Saúde sobre a lotação dos leitos de UTI adulto. Na nota, a Santa Casa alerta sobre o quadro e pede que a população intensifique os cuidados de combate à covid-19.
Alto risco
Diante do alto nível de contágio do novo coronavírus – que causa a doença respiratória covid-19 –, o ocorrido na Santa Casa causa preocupção. Nesta pandemia, conforme visto em outras cidades, um cenário "sob controle" pode rapidamente evoluir para a falta de leitos nos hospitais.
Coincidência ou não, o documento da Santa Casa vazou num fim de semana de número recorde de novos casos de coronavírus em Maringá. De acordo com boletim da Prefeitura, a cidade teve 103 casos confirmados no domingo – leia mais aqui.
Nesta segunda (20), foram registrados 44 casos nas últimas 24 horas. Com mais uma morte, o total de óbitos subiu para 37. Com risco de contágio considerado alto, a cidade tem 54,6% de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para a covid-19. Veja os detalhes abaixo, no boletim.
>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa
* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)
A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.
Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
0 comentário(s):
Postar um comentário