segunda-feira, 20 de julho de 2020

Novo decreto de Maringá amplia horário de atendimento em vários segmentos

20/07/2020_

Com PMM – A Prefeitura de Maringá publicou no Órgão Oficial, nesta segunda-feira (20), decreto que amplia o horário de funcionamento em vários segmentos. A adoção de horários um pouco mais flexíveis, praticados anteriormente, foi anunciada no dia em que a Santa Casa de Maringá confirmou a lotação de 100% dos leitos de UTI adulto destinados a pacientes com covid-19.

Decreto da Prefeitura de Maringá para covid-19. Café com Jornalista
Clique para ler o decreto na íntegra
As principais alterações do Decreto 1.004/2020, que entra em vigor na quarta (22), referem-se à área da alimentação, feira do produtor, pet shops, templos religiosos e salões de beleza. A ampliação no horário de funcionamento se dá em relação ao Decreto 943/2020, publicado em 6 de julho.


"É importante reforçar que não são medidas de flexibilização, mas de retomada de horários já praticados, considerando as taxas de ocupação geral de leitos de UTI, de positividade de teste, de transmissibilidade e de isolamento", diz o Secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto.

Alimentação

Segundo o novo decreto, serviços de alimentação como restaurantes, lanchonetes, petiscarias, food trucks, bares, sorveterias, açaí, cachorro-quente, ambulantes, disque bebidas, lojas de conveniência, entre outros, poderão funcionar de segunda a quinta, das 8h às 22h, e de sexta a domingo das 8h às 15h. Delivery, drive thru ou retirada no balcão estão liberados todos os dias, das 8h às 22h. 

Decreto 943 permitia o atendimento presencial nos restaurantes de segunda a sexta, das 8h às 15h. A medida incluia também bares, lanchonetes, petiscarias e outros estabelecimentos congêneres. O delivery, por sua vez, era permitido aos domingos somente até as 13h – conforme o Decreto 952 (que flexibilizou o 943). 


Supermercados e afins

Mercados, supermercados, açougues, peixarias, quitandas, mercearias, casas de massas e similares poderão funcionar de segunda a sábado, das 8h às 20h; e domingo, das 8h às 13h. Padarias, confeitarias e similares estão autorizadas a funcionar com consumo interno, de segunda a quinta-feira, das 7h às 22h; de sexta-feira a domingo, das 7h às 15h. Delivery, drive thru e retirada no balcão ficam permitidos todos os dias, das 7h às 22h.

A Feira do Produtor, no estacionamento do Estádio Willie Davids, fica autorizada a funcionar às quartas-feiras, das 16h às 20h; e sábados, das 6h às 11h. 


Os pet shops funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados ficam autorizados a atender das 8h às 12h, exclusivamente para a venda de ração e medicamento. Os salões de beleza funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 17h.

Lotéricas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. Os templos religiosos estão autorizados a realizar até quatro celebrações presenciais semanais, de segunda a domingo, atendendo às regras do decreto. Vale lembrar que os novos horários entram em vigor na quarta (22).


Alto risco

Diante do alto nível de contágio do novo coronavírus – que causa a doença respiratória covid-19 –, a lotação ocorrida na Santa Casa causa preocupção. Nesta pandemia, conforme visto em outras cidades, um cenário "sob controle" pode rapidamente evoluir para a falta de leitos nos hospitais.


Nesta segunda (20), Maringá registrou 44 casos nas últimas 24 horas. Com mais uma morte, o total de óbitos subiu para 37. Com risco de contágio considerado alto, a cidade tem 54,6% de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para a covid-19. Veja os detalhes abaixo, no boletim.

Boletim da covid-19 em Maringá. Café com Jornalista

Prevenção

O horário de funcionamento de vários segmentos pode ter sido ampliado, mas isso não significa uma flexibilização nas medidas básicas de prevenção ao coronavírus. A higienização com álcool em gel 70°, o distanciamento social e o uso de máscara seguem obrigatórios na cidade. 

A regra de distanciamento social varia conforme o segmento. Enquanto nos tempos é de 1,5 metro entre os fiéis, por exemplo, nas filas dos mercados é de 2 metros. Assim, para ficar bem informados sobre as regras impostas a cada segmento, o Café sugere aos gestores a leitura do decreto na íntegra (veja aqui). 




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário