quarta-feira, 1 de julho de 2020

20º decreto de Maringá na pandemia mantém bares fechados por mais sete dias

01/07/2020_

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), publicará no Órgão Oficial do Município (OOM), nesta quarta (1º), um novo decreto referente à pandemia do coronavírus (covid-19). O Decreto 919/2020 prorrogará por mais sete dias as medidas preventivas impostas pelos decretos municipais 862/2020 e 889/2020.

Maringá em alerta com a covid-19. Café com Jornalista
Maringá soma 18 óbitos pela covid-19 – Foto: Luiz Fernando Cardoso
O novo decreto valerá entre esta quinta (2) e 8 de julho. As principais medidas restritivas são o fechamento dos bares, que ficam autorizados a abrir apenas no horário do meio-dia para venda de refeições, e a exigência de que os ônibus do transporte público circulem apenas com passageiros sentados.

Este é o 20º decreto (leia aqui na íntegra) da Prefeitura de Maringá nesta pandemia – veja a lista com os documentos. O Café tem acompanhado as ações preventivas adotadas na cidade, confira as matérias relacionadas aqui.

Objetivo

De acordo com a Prefeitura, as medidas adotadas visam também ao distanciamento social, com estratégia de intercalação no horário de funcionamento de serviços, prevendo menor circulação de pessoas nas ruas no mesmo horário e no transporte público. O uso de máscara segue como item obrigatório, com seu descumprimento punido com multa. 


A Secretaria de Saúde permanece monitorando a evolução do coronavírus e suas consequências, como taxas de positividade e ocupação de leitos de UTIs e enfermarias, o que pode justificar a adoção de novas medidas restritivas a qualquer momento. Como disse anteriormente ao Café, se a situação piorar, Ulisses não descarta lockdown na cidade.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

A decisão de manter os bares fechados em Maringá surge um dia após o governo do Estado baixar um decreto de amplo isolamento social em 134 das 399 cidades paranaenses. Nos municípios de sete regionais da Saúde, apenas serviços essenciais podem funcionar. 

Maringá não está incluída no decreto do governo do Estado, mas, caso o quadro da doença piore na cidade, isso não está descartado. De acordo com o boletim de terça (30), a Cidade Canção soma 18 óbitos pela covid-19 e 1.520 casos confirmados.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário