sexta-feira, 31 de julho de 2020

Câmara de Maringá vai empossar bancário Luiz Pereira na sessão de terça

31/07/2020_

Café com Jornalista – O presidente da Câmara de Maringá, Mário Hossokawa (PP), confirmou que o ex-vereador e dirigente do Sindicato dos Bancários de Maringá Luiz Pereira (PP) será empossado no cargo na terça-feira (4), às 9h30. Será a primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. A informação é da assessoria de comunicação da Casa.

Diploma do suplente de vereador Luiz Carlos Pereira. Café com Jornalista
Juíza encaminou à Câmara o diploma de Luiz Pereira
O suplente ocupará a cadeira de Chico Caiana (PTB), que morreu na quarta (29). O vereador sofreu uma parada cardiorrespiratória após complicações de acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Velório e sepultamento ocorreram na quinta (30)


Primeiro suplente do PTB nas Eleições de 2016, com 2.235 votos, Pereira se filiou recentemente ao PP. Isso gerou dúvidas se, de fato, ele poderia assumir a cadeira. Há jurisprudência no entendimento de que, nas eleições proporcionais, o mandato pertence ao partido. 

Contudo, Pereira teria trocado de partido durante a janela eleitoral, que permite a migração para outra legenda sem a perda do mandato. Segundo e terceiro suplentes do PTB, respectivamente, Da Silva (1.852 votos) e Pastor Sandro (1.709) fizeram o mesmo.


A quarta suplente do PTB seria a ex-vereador Márcia Socreppa (1.014 votos), que morreu há três anos, aos 62 de idade. Havia a dúvida, portanto, se a cadeira não deveria ser ocupada pela quinta suplente, Maria Isabel Nogueira (915 votos). Se isso ocorresse, ela se tornaria a única vereadora da atual legislatura, dominada por homens. 


A dúvida era tamanha que, entre advogados ouvidos pelo Café, havia tanto quem apontasse que a vaga pertencia a Pereira – apesar da troca de partido – quanto quem afirmasse que a cadeira deveria ficar com Maria Isabel. A incerteza levou a Câmara de Maringá a comunicar oficialmente a Justiça Eleitoral, na quarta, sobre a morte de Caiana e a questionar qual suplente deveria assumir a vaga.


A resposta da Justiça Eleitoral ao ofício da Câmara foi dada no dia seguinte. Parecer da juíza Roberta Carmem Scramim de Freitas, da 66ª Zona Eleitoral, manifestou condolências pela morte de Caiana e informou que a cadeira deve ser ocupada por Luiz Pereira. Em anexo, a juíza enviou o diploma do suplente.

Segundo apurou o jornalista Angelo Rigon junto a advogados, Maria Isabel pode requerer a vaga na Justiça. Por enquanto, com a posse de Pereira, o PP passará a ter duas cadeiras na Câmara. O PTB, que contava com Caiana e William Gentil, perde sua representatividade no Legislativo municipal. Na janela eleitoral, Gentil migrou para o PSB.

 Câmara propõe acordo de R$ 12 mil para indenizar servidora com licença-maternidade interrompida "sem base legal"



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição. 
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário