terça-feira, 28 de julho de 2020

Cafeinado: As desculpas do desembargador que humilhou um guarda foram sinceras?

28/07/2020_

Flagrado ao humilhar um guarda municipal que lhe cobrou o uso da máscara, em Santos (SP), onde essa medida protetiva é obrigatória, o desembargador Eduardo Siqueira voltou a ser notícia. Agora, ele disse ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que foi "vítima de armação". 

Siqueira se tornou alvo de um procedimento de apuração disciplicar no CNJ após rasgar a multa recebida e ao chamar de analfabeto o guarda, que apenas cumpria sua obrigação. Graças às facilidades tecnológias – hoje, quase todo mundo tem um celular com boa câmera no bolso –, Siqueira teve sua postura abominável exposta para todo o Brasil.

Desembargador Siqueira foi assunto no Fantástico. Café com Jornalista
O desembargador Siqueira foi assunto no Fantástico. Clique na imagem para assistir

Desculpas

Siqueira pediu desculpas, afirmando que o trabalhado do guarda foi irrepreensível. Mas, que tipo de desculpas são essas, que são seguidas da alegação ao CNJ de que desembargador "passou a ser perseguido e ilegalmente filmado pela Guarda Civil Municipal de Santos"? Se as desculpas foram uma estratégia para tentar se safar da apuração pelo CNJ, não deu certo.

Conduta

Há quem diga que só se conhece de fato o caráter de um homem quando lhe é dado poder. De acordo com o site G1, Siqueira já foi alvo de 40 apurações disciplinares pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Nada disso fez esse senhor mudar de postura. Quem sabe agora, com a ampla exposição nacional de seu péssimo exemplo, ele possa refletir sobre seus atos. 

Argumentos

A defesa de Siqueira alegou que não houve abuso de autoridade porque o desembargador "não estava no exercício de suas funções de magistrado ou a pretexto de exercê-las. Leia mais aqui e tire suas conclusões

Meme


Covid-19

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil chegou a 88.539 mortes pela covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim desta terça (28), foram 921 óbitos nas últimas 24 horas. 

Perda

O jornalismo brasileiro perdeu, nesta terça, um talentoso profissional. Apresentador do programa Troca de Passes, do canal SporTV, Rodrigo Rodrigues, 45 anos, morreu após sofrer uma trombose venal cerebral em decorrência da covid-19. O dianóstico da doença ocorreu há 15 dias, mas no sábado (25) o quadro de saúde do jornalista piorou e ele precisou ser internado no hospital Unimed-Rio. 

Maringá

Uma das grandes cidades paranaenses com indicadores de contágio e de ocupação de leitos de UTI abaixo da média estadual, Maringá superou nesta terça a marca de 50 mortes pela doença. A taxa de ocupação dos leitos específicos para covid-19 está em 72,7%. Veja o boletim completo aqui.   



Toffoli 1

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defendeu nesta terça a criação de novas regras e instrumentos legais para o combate às fake news. Segundo o ministro, é preciso ampliar as possibilidades, inclusive, de responsabilização das plataformas de redes sociais. Ele abordou o tema num seminário on-line do site Poder 360 e do Observatório de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Toffoli 2

O ministro destacou que em todo o mundo há o movimento de exigir maior responsabilização das empresas em torno das fake news, e que as plataformas "sabem que essa responsabilidade está chegando", mas tentam postergar essa regulação por razões econômicas. Toffoli também defendeu o inquérito das fake news, aberto de ofício por ele e relatado pelo ministro Alexandre de Moraes. 

Caiana

De acordo com o site Maringá News, o vereador Chico Caiana (PTB) permanece internado, em coma, na UTI do Hospital Universitário de Maringá. Ele sofreu um AVC hemorrágico e seu quadro é considerado grave. Na segunda (28), o Café desmentiu boato de que o vereador teria morrido. Lamentavelmente, teve até comunicador ajudando a espalhar o boato. Não houve má-fé, mas faltou prudência.

Ulisses x Silvio

O Jornal do Povo publica na íntegra, na edição desta quarta (29), a matéria "Reedição de 2º turno entre Ulisses e Silvio é cenário mais provável, avaliam especialistas". Na reportagem, o Café se pautou em análises do historiador da UEM Reginaldo Dias, do cientista político Tiago Valenciano e dos jornalistas Diniz Neto (JP e rádio Novo Tempo) e Milton Ravagnani (BandNews FM). A audiência aqui no blog foi grande.

Outdoor

Não só de outdoor político pró-Bolsonaro vive Maringá. Recentemente, o movimento "Todos com Ciro", que tem ramificação na cidade, divulgou em outdoor o livro "Projeto Nacional: O Dever Da Esperança", escrito pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT). "Ciro tem um projeto de desenvolvimento do país que todos precisam conhecer", diz a militante Ro Inácio.

Outdoor Ciro Gomes em Maringá. Café com Jornalista
Outdoor promove livro de Ciro Gomes em Maringá

Indenização

A Câmara de Maringá propôs acordo de R$ 12 mil para indenizar servidora com licença-maternidade interrompida, sem base legal, após a perda do seu filho de um mês de vida. O assunto, que já havia sido divulgado no Café, foi abordado no podcast do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar). Ouça aqui

Galeria

Segundo o blog do Rigon, a mudança da galeria de presidentes do Sismmar do hall de entrada para o corredor, com menor visibilidade, gerou críticas. Entre as lideranças homenageadas na galeria está o ex-presidente Dorival Fidélis, que faleceu no sábado (25). No antigo lugar do painel, inaugurado por ocasião dos 30 anos da entidade, em 2018, estão sendo colados cartazes. 



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário