quarta-feira, 29 de julho de 2020

Cafeinado: Brasil pode ultrapassar 100 mil mortes pela covid-19 em uma semana

29/07/2020_

O Brasil superou, nesta quarta (29), a marca de 90 mil mortes pela covid-19. Nunca é demais lembrar que, por inúmeras vezes, a doença causada pelo novo coronavírus foi tratada como uma simples "gripezinha" pelo presidente "com histórico de atleta" Jair Bolsonaro (sem partido).

São 90.134 óbitos, segundo o Ministério da Saúde, e 90.188 nas contas do consórcio da imprensa. Considerando que a média móvel (soma dos dados nos últimos sete dias, dividida por sete) de contágio vem se mantendo acima dos mil óbitos, levará menos de uma semana para o país superar as 100 mil vítimas fatais da covid-19.

Estados

As unidades da federação com mais mortes por covid-19 são: São Paulo (21.676), Rio de Janeiro (13.033), Ceará (7.643), Pernambuco (6.484) e Pará (5.694). Aquelas com menos falecimentos são: Mato Grosso do Sul (328), Tocantins (364), Roraima (493), Acre (510) e Amapá (449). Detalhes no infográfico abaixo.

Covid-19 nos Estados. Café com Jornalista
Covid-19 nos Estados – Infográfico: Ministério da Saúde

São Paulo I

Foram anotadas 1.595 e 1.554 mortes pelo ministério e pelo consórcio, respectivamente, nas últimas 24 horas. O número não condiz com a realidade porque São Paulo não havia divulgado seus dados na terça (28). Portanto, o número de óbitos desta quarta inclui as últimas 48 horas do Estados mais populoso do Brasil. 

São Paulo II

Só pra aproveitar a deixa do nome próprio, "que faaaaaaase"! O São Paulo foi eliminado pelo Mirassol, por 3 a 2, nas quartas de final do Paulistão. Um verdadeiro vexame no Morumbi. Por causa da pandemia, o time do interior perdeu 18 jogadores, precisando refazer o elenco às pressas. O são-paulino Milton Ravagnani não deve ter curtido.

Vacina

Assunto que não quer (e não pode) calar é a vacina contra a covid-19. Dela depende a volta à normalidade e o longo processo de retomada da economia. A novidade da vez vem da Rússia, que promete ter a vacina pronta para distribuição (para os russos) em duas semanas. A venda para outros países deve ocorrer só em setembro (leia aqui). O Paraná está de olho nessa vacina.

Charge


Caiana

Maringá lamenta a morte do vereador Chico Caiana, de 56 anos, por complicações após um AVC hemorrágico. Parlamentar de causas populares, foi dele o projeto de lei que criou o Restaurante Popular de Maringá. Caiana era figura importante na CPI da Pandemia, por ser o único vereador de oposição na comissão parlamentar de inquérito que investiga supostas irregularidades nos contratos da Saúde.

Despedida

O velório de Chico Caiana (PTB) está marcado para esta quinta (30), das 8h às 14h, na Câmara de Maringá. Serão respeitadas as regras de distanciamento social e o uso obrigatório de máscara. O prefeito Ulisses Maia (PSD), que foi colega de Caiana no Legislativo, decretou luto oficial por três dias.  

Crônica

Gostei muito do texto "Uma Crônica para Chico Caiana", publicada pelo jornalista Victor Simião, que conta três passagens suas com o vereador (leia aqui). Assim como Simião, cobri a Câmara de Maringá por vários anos. Sempre tive meu trabalho, como jornalista profissional, respeitado por Caiana. Essa virtude, que ele tinha, anda muito em falta em políticos mais jovens e até em servidores da Casa, infelizmente. 



Novos refeitórios

A Prefeitura de Maringá anuncia a implantação de três refeitórios populares no Conjunto Ney Braga, Tuiuti e Honorato Vechi. O investimento nas novas unidades deve dobrar a oferta no município de alimentação de alto valor nutritivo com um preço acessível. 

Refeições

As três unidades, juntamente com o Restaurante Popular, servirão em média 2 mil refeições diárias. O convênio entre a gestão Ulisses Maia (PSD) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) prevê investimento de R$ 3,28 milhões, sendo R$ 333,8 mil de contrapartida do município.

Em tempo

Meu Palmeiras bateu o Santo André por 2 x 0, no Allianz Parque, avançando no Paulistão. Os quatro grandes tipes do Estado estarão nas semifinais. 






>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário