quarta-feira, 22 de julho de 2020

Cafeinado: Com mais de mil mortes por dia, Brasil bate recorde de novos casos da covid

22/07/2020_

O número de casos da covid-19 – doença respiratória causada pelo coronavírus (Sars-Cov-2) – bateu novo recorde diário no Brasil. Nesta quarta (22), foram registradas 65.339 infeções pela doença, conforme levantamento do consórcio de imprensa (com dados das secretarias estaduais de saúde). 

Os óbitos também revelam que o vírus está longe de ser controlado no Brasil. A média móvel dos últimos sete dias se mantém acima dos mil mortos pela doença. Nas últimas 24 horas, foram 1.293 vítimas fatais. No total, já são 2,23 milhões de casos e 82.867 mortes.

De acordo com o painel do Ministério da Saúde, foram 67.860 novos casos e 1.284 mortes nas últimas 24 horas. O Café com Jornalista passou priorizar o levantamento do consórcio de imprensa em junho, quando o governo federal tentou restringir o acesso aos dados do total de óbitos e de novos casos da doença. Abaixo, os números oficiais do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde: boletim da covid-19. Café com Jornalista
Boletim do Ministério da Saúde

Proporção

Uma maneira de comparar a gravidade da pandemia entre os países é pelo número de mortos por 100 mil habitantes. Esse é um conceito básico de estatística. Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, essa taxa é de 39,6 no Brasil, que fica atrás dos Estados Unidos (43,7) e do Reino Unido (68,6). Contudo, perdemos feio para a Argentina (5,6) – onde o governo federal levou a pandemia muito mais a sério.

Bolsonaro x STF 1

Desde o início da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou a covid-19, por muito tempo tratada por ele como "gripezinha". No entanto, para os imbecilizados de plantão, o "mito" não tem qualquer culpa porque Supremo Tribunal Federal (STF) deu aos Estados e municípios autonomia para definir as medidas de isolamento social. Uma coisa não se discute: o poder que os ignorantes têm de tirar os fatos do contexto.

Bolsonaro x STF 2

A decisão do STF, tomada em abril, ocorreu num momento em que Bolsonaro ainda citava a "gripezinha" e pressionava os governadores para a "volta à normalidade", desconsiderando a recomendação de isolamento social feita por especialistas. Na prática, o Supremo proibiu o presidente de acabar com a quarentena, mas não de tomar medidas de isolamento para salvar vidas. Não fossem as ações de governos municipais e estaduais, o número de brasileiros mortos, a essa altura, seria ainda maior.

História

Caberá à história julgar os fatos, apontando quem acertou e quem errou no combate à pandemia. É possível que, por omissão diante da covid-19, algumas lideranças mundiais venham a ser rotuladas de genocidas. Uma coisa, porém, todo cérebro que entende que a Terra é redonda já sabe: nunca foi uma "gripezinha". 

Meme


Fundeb 1

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça (21), emenda à Constituição que renova o Fundeb, ampliando gradativamente a participação da União na educação básica, chegando a 23% em 2026. Apenas sete deputados votaram contra: Paulo Martins (PSC-PR), Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto (PSL-RJ), Filipe Barros (PSL-PR), Junio Amaral (PSL-MG), Luiz P. O.Bragança (PSL-SP) e Márcio Labre (PSL-RJ).

Fundeb 2

A repercussão negativa da postura dos parlamentares que votaram contra foi monstra. Em Maringá, o prefeito Ulisses Maia (PSD) disparou numa rede social: "Dos sete deputados que votaram contra o Fundeb, dois são do Paraná. Lamentável. Ainda bem que não são de Maringá". 

Enio

O Fundeb é uma ferramenta indispensável para diminuir a desigualdades regionais na educação. Nos municípios mais pobres, com arrecadação insuficiente, a educação básica depende quase integralmente dos repasses federais. O site do deputado federal Enio Verri (PT-PR), que é economista, trouxe uma matéria completa sobre o Fundeb e tudo o que a PEC aprovada na Câmara representa – veja aqui

Desprestigiado

De acordo com o portal Maringá News, do jornalista Angelo Rigon, o deputado estadual Homero Marchese (Pros) está desprestigiado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele tentou, mas não conseguiu as cinco assinaturas mínimas necessárias para protocolar uma emenda modificando os critérios de eleição da Mesa Executiva da Alep.


Sismmar 

O Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá suspendeu os atendimentos presenciais após a presidente Priscila Guedes e o secretário-geral Matheus da Luz testarem positivo para a covid-19. Segundo o site do Sismmar, enquanto aguardam a contra-prova para um resultado definitivo, os dois dirigentes seguem isolados. Os servidores que precisarem do sindicato devem ligar para o 44 3269-1782. 

Trimestralidade

Outra notícia que vem do Sismmar é a confirmação do pagamento da trimestralidade em outubro. O sindicato soliciou à Prefeitura a antecipação da parcela anual, mas, felizmente, Ulisses não atendeu o pedido. O pagamento antecipado colocaria os beneficiários (praticamente todos idosos) em risco em meio à pandemia. Até mesmo as eleições municipais foram adiadas por precaução.

Ceebja

Os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos de Maringá e região estão com matrículas abertas, esta semana. Podem se inscrever no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) qualquer pessoa com 15 anos completos ou Ensino Médio (1º ao 3º ano), com 18 anos ou mais. Leia mais aqui.

Futebol

No momento em que finalizo a coluna, o Corinthians abre o placar no maior clássico do país. O retorno do Pauslistão não começou bem para o meu Palmeiras. Na torcida pela virada. 

Leia também no Café

 Maringá terá sete ecopontos até o fim de 2020
 Aeroporto precisará de aporte de R$ 700 mil/mês do município



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
http://www.cafecomjornalista.com/2020/07/ceebja-matricula-aberta-maringa-regiao.html
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário