quinta-feira, 11 de junho de 2020

Ulisses não descarta lockdown se o quadro da covid-19 piorar em Maringá

11/06/2020_

Em live no fim da tarde de quarta (10), na qual antecipou detalhes do decreto que seria publicado uma hora mais tarde, o prefeito Ulisses Maia (PSD) iniciou sua fala explicando que não se daria, naquele momento, o anúncio de um lockdown na cidade. Uma medida mais dura de confinamento total, porém, não foi descartada, caso o quadro de covid-19 piore na cidade.

Prefeito Ulisses Maia em live. Café com Jornalista
Prefeito Ulisses Maia (PSD) na live de quarta (10) – Imagem: reprodução
Nos bastidores, preocupados com a escalada dos casos confirmados do novo coronavírus (covid-19) em Maringá, alguns técnicos da Saúde defenderam o lockdown já neste feriadão de Corpus Christi. No entanto, o Decreto 856/2020 impôs um isolamento social parcial, permitindo a abertura do comércio nesta sexta-feira (12), Dia dos Namorados. 
 
"Não vamos, hoje [quarta-feira, dia 10], declarar o lockdown, que seria o fechamento completo, porém, vamos avaliar os números neste feriado prolongado. Se for necessário, vamos ter de decretar o lockdown", disse Ulisses Maia, na live.
No boletim de quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 48 novos casos da covid-19 em 24 horas, contra 57 casos do dia anterior. A taxa de positividade, que é o número de casos em relação à quantidade de testes, subiu de 12,5%, no fim de maio, para 28%.


Essas informações foram dadas na live por Ulisses, que apresentou o quadro da covid-19 em Maringá como de "risco moderado". Segundo o prefeito, para reduzir o grau de risco é necessário ampliar o isolamento. "Temos de manter a taxa de isolamento em 50%, pelo menos, mas hoje estamos com 33% a 35%", comentou.

A intenção de medidas preventivas, como a do último decreto, também é de manter baixa a taxa de ocupação dos leitos destinados à covid-19. Atualmente, segundo dados oficiais, são 45 leitos na soma dos hospitais Municipal, Universitário, Santa Casa, Santa Rita e Metropolitano. "Nesses leitos [para tratamento de pacientes com covid-19], a taxa de ocupação é de 31%", disse Ulisses.

Veja abaixo o boletim completo de quarta, com dados mencionados por Ulisses na live, e na sequência o boletim desta quinta.

Boletim da Covid-19 em Maringá. Café com Jornalista

Boletim covid-19 em Maringá. Café com Jornalista

Óbitos

Apesar de a taxa de ocupação das UTIs ser considerada confortável, os técnicos da Prefeitura trabalham com a cautela que um vírus altamente contagioso requer. Onze vidas já foram perdidas em Maringá para a covid-19, e a Prefeitura diz trabalhar para evitar novos óbitos. "Que a nossa luta seja para preservar o maior número de vidas", disse o prefeito.


Na live, Ulisses fez o apelo para que a população entenda a necessidade do distanciamento social, do uso de máscara e do isolamento, sempre que possível, para evitar que o vírus fuja do controle na cidade. Ele lembrou que aglomerações, como as que têm sido notadas em praças e nos espaços "meu campinho", não podem continuar ocorrendo. "Se todo mundo ajudar, não será preciso um lockdown", alertou.

Ao menos na live, o prefeito não mencionou a superlotação em algumas linhas – especialmente nos horários de pico – do transporte público urbano e metropolitano. No entanto, por conta de flagrantes de ônibus lotados, o Procon tem aplicado multas na concessionária TCCC. A última autuação, no valor de R$ 462,9 mil, ocorreu na quarta (10).  

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Decreto 856/2020

De acordo com o decreto, nesta quinta (11), feriado de Corpus Christi, e também no sábado e domingo (dias 13 e 14) ficam proibidas todas as atividades econômicas. As exceções são: farmácias, supermercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras-livres, serviços de alimentação, postos de combustíveis, distribuidores de água e gás.


Na sexta-feira (12), ficam proibidas as seguintes atividades: 1) Indústrias de produtos não essenciais; 2) Construção civil; 3) Prestação de serviços de empresas e profissionais autônomos, exceto atendimentos emergenciais em clínicas médicas, odontológicas e veterinárias; 4) Serviços públicos não essenciais. Leia o decreto na íntegra aqui.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário