sábado, 27 de junho de 2020

Instituto mantido pelo Senado oferece cursos gratuitos com certificado

27/06/2020_

Com Educa+Brasil – O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), ligado ao Senado Federal, oferece de forma continuada uma série de cursos gratuitos e com certificado. Os chamados MOOCs (cursos on-line abertos e massivos) são ofertados por meio da plataforma Saberes.  

Cursos da plataforma Saberes podem ajudar a turbinar o currículo. Café com Jornalista
Cursos da plataforma Saberes podem ajudar a turbinar o currículo
Há cursos destinados apenas a funcionários do Congresso e parceiros, mas a maioria dos MOOCs é aberta aos cidadãos mediante um rápido cadastro, sem pegadinhas. Uma ótima opção para ampliar os conhecimentos e atualizar o currículo, sem sair de casa.


Basicamente, são duas categorias: sem tutoria e com o acompanhamento de professores. Esta modalidade é ofertada preferencialmente aos servidores legislativos, porém, as vagas remanescentes podem ser ocupadas pelo público em geral. No momento, não há inscrições abertas para cursos com tutoria.

Contudo, há 30 cursos sem tutoria (o aluno estuda sozinho) com inscrições abertas. Em todos eles, é necessário prestar uma prova – também pela internet – ao término dos estudos. Para a certificação, exige-se o mínimo de 70 pontos (de 100). Se o aluno for reprovado, há a chance de repetir o exame apenas uma vez.


Entre os cursos com inscrições abertas estão: "Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico", "Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público", "Estado e Organizações da Sociedade Civil", "Introdução ao Direito Constitucional", "Lei de Acesso à Informação", "Relações Internacionais" e "Política Contemporânea". 

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

O ILB permite que o inscrito faça até dois cursos por vez. O editor do Café se inscreveu em um dos cursos para testar a Saberes. A plataforma é bem didática, e há um vídeo de apoio para explicar detalhes de como funcionam os cursos e sobre como obter o certificado. Não é necessário ser graduado para acompanhar. Qualquer pessoa com vontade de aprender pode participar.


Inscrições

1. Acesse a plataforma Saberes (aqui), clique em cadastre-se, localizado à direita da tela;
2. Preencha as informações solicitadas e, ao final, clique em cadastrar este novo usuário;
3. Uma mensagem será enviada para o e-mail informado, para que o seu cadastro seja confirmado;
4. Agora você já pode acessar a plataforma, escolher o curso desejado e efetivar a sua matrícula.

Caso tenha gostado das dicas, compartilhe a matéria com amigos nas redes sociais. Os cursos disponíveis podem ajudar outras pessoas a turbinar o currículo durante a pandemia.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário