quinta-feira, 4 de junho de 2020

Maringá confirma 12 novos casos de covid-19, entre eles o do secretário municipal de Saúde

04/06/2020_

O secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, foi diagnosticado com o novo coronavírus (covid-19). Médico intensivista formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Biatto fez o teste nesta quinta (4) após apresentar sintomas leves, como coriza e dor de garganta.

Secretário Jair Biatto anuncia que está com covid-19. Café com Jornalista
Secretário Jair Biatto anunicou resultado do teste de covid-19 nas redes sociais
A notícia foi dada pelo próprio secretário, no início da tarde, nas redes sociais. "Vou ficar isolado por 14 dias, como é a recomendação da Organização Mundial da Saúde e também a nossa recomendação, na Secretaria Municipal de Saúde", disse.

Às 15h11, a Prefeitura de Maringá divulgou nota, informando que o secretário adotará protocolos de trabalho em home office durante esse período de 14 dias. "Todos os protocolos de enfrentamento da pandemia continuam a ser executados com o rigor necessário e o entendimento que a superação da crise sanitária demanda apoio e compreensão de todos", diz trecho da nota.

"Biatto testou positivo para covid-19. Ele esteve na linha de frente no enfrentamento contra o coronavírus e, a partir de agora, vai desempenhar suas funções em total isolamento. Desejamos melhoras ao secretário e agradecemos todo esforço para salvar vidas", disse o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD).
Os maringaenses reagiram à notícia nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Foram centenas as demonstrações de empatia, com votos de melhoras ao secretário e reconhecimento pelo serviço prestado. 

Uma minoria de imbecilizados brincou com a situação. Alguns questionaram se ele iria usar cloroquina, dizendo que o medicamento não estava "nos planos da Prefeitura". Outro sugeriu que ele seja tratado com paracetamol e dipirona. "Provando do próprio veneno", disse um dos críticos.

Em sua página no Facebook, o historiador da UEM Reginaldo Dias lembrou da dedicação de Biatto durante a pandemia e lamentou a postura de pessoas como as autoras dos comentários acima. "Há gente debatendo se ele, que teria vetado este medicamento, vai usar cloroquina ou não", comentou Dias. "Como diz um personagem do livro Os Irmãos Karamazov, há momentos em que a gente tem vontade de devolver o bilhete de ingresso", acrescentou.

Casos

Maringá registrou 12 novos casos da covid-19 nesta quinta, já computada a testagem positiva de Biatto. Com isso, a cidade tem agora 440 casos confirmados da doença, sendo que 243 pacientes já se recuperaram. Nove pessoas morreram.


Biatto não é a primeira liderança municipal a contrair a doença. Antes dele, foram contaminados pela covid-19 o ex-prefeito Silvio Barros, o deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros e a ex-governadora Cida Borghetti – esta, em quadro assintomático. Os irmãos Barros precisaram ser internados na Santa Casa de Maringá.

Um dos casos mais emblemáticos de superação da covid-19 é o do economista José Eudes Januário. O ex-secretário municipal de Serviços Públicos passou 50 dias na UTI do Hospital Municipal de Maringá, tendo alta em 20 de maio.  



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário