quarta-feira, 24 de junho de 2020

Clubes de Rotary repassam equipamentos à Santa Casa de Maringá para combate à covid-19

24/06/2020_

Com assessoria – A luta contra a covid-19 ganhou, nesta quarta (24), um importante reforço. Por meio de um projeto viabilizado pela Fundação Rotária, os 15 clubes de Rotary de Maringá entregaram à Santa Casa equipamentos para o combante à doença causada pelo novo coronavírus.

Repasse do Rotary à Santa Casa de Maringá – covid-19. Café com Jornalista
Repasse dos clubes de Rotary à Santa Casa de Maringá ocorreu na Casa da Amizade, na manhã desta quarta (24) – Foto: Bruno Camolezi/RC Maringá Leste
O repasse ocorreu na Casa da Amizade, pela manhã, com a presença dos presidentes dos clubes de Rotary da cidade. O evento também contou com a presença do superintendente administrativo do hospital, José Pereira. Foi respeitado o distanciamento social, e todos os presentes usavam máscara.


O Projeto Covid-19 repassou à Santa Casa de Maringá os seguintes equipamentos: 50 óculos de proteção, 2.000 propés descartáveis brancos 20G, 2.000 máscaras descartáveis de proteção fácil tripla com elástico, mil toucas descartáveis brancas, 240 testes de covid-19, mil aventais cirúrgicos GG, mil máscaras respiratórias 9320+BR 3M, 400 máscaras N95, um vedeolaringoscópio impresso em 3D com câmera sonda, um laringoscópio e um eletrocardiógrafo cardiocare 2000. 

De acordo com Pereira, os produtos e novos equipamentos ajudarão a suprir a demanda de atendimentos, que aumentaram consideravelmente desde o início da pandemia. Também serão importantes para ajudar a proteger os mais de 450 médicos e 1.600 funcionários.

"Antes da pandemia, as alas do hospital eram separadas por convênios, por atendimentos pelo SUS. Agora, a separação se baseia em pacientes com e sem covid. Funcionários e médicos que trabalham na ala de pacientes em tratamento contra o coronavírus não entram na outra ala e vice-versa", explicou José Pereira. 
Ainda de acordo com o superintendente, atualmente, existe um comitê de crises na Santa Casa em razão da covid-19, o qual exige a tomada de decisões diárias diante do cenário da crise sanitária. Os esforços apenas do hospital não seriam suficientes. Pereira acrescentou que a ajuda recebida de organizações como o Rotary e de doações de empresas e pessoas físicas têm garantido a manutenção da estrutura hospitalar.


O coordenador assistente da Fundação Rotária, Renato Tavares, destacou o papel do Rotary como parceiro da Organização Mundial da Saúde (OMS) há 35 anos na luta contra a poliomielite. Nesta pandemia, os esforços das ações voluntárias do Rotary, ressaltou Tavares, foram direcionados também para a covid-19.

Também estiveram presentes no repasse de equipamentos o diretor-presidente da Santa Casa, Irmão Rafael Carregosa, representando a Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, instância máxima da Santa Casa de Maringá; a gestora institucional, Maria Aparecida Bertoni Cardoso; e a coordenadora de projetos, Tisneey de Sara Gambini, responsáveis pela captação de recursos e projetos viabilizados em prol do hospital.


Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Distrito 4630

Governador 2019/2020 do Distrito 4630, Edio Martello ressaltou o papel de cada rotariano, empresas cidadãs e parceiros que contribuíram com a Fundação Rotária para que projetos como esse pudessem beneficiar vários hospitais filantrópicos da região. 

Além do hospital em Maringá, o rotariano Bruno Camolezi, do Rotary Club Maringá Leste, explica que também foram beneficiadas com doações as santas casas de Cianorte, Umuarama, Campo Morão, Paranavaí e Colorado. O valor dos equipamentos repassados a essas santas casas somam US$ 130 mil.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

Um comentário: