terça-feira, 30 de junho de 2020

Para conter avanço da covid-19, Ratinho Junior anuncia quarentena em 134 cidades

30/06/2020_

Com AEN – O governador Ratinho Junior (PSD) anunciou, nesta terça (30), uma série de medidas mais rigorosas para conter a evolução da pandemia do novo coronavírus no Paraná. O anúncio ocorre no dia em que o Estado registrou recorde de 1.536 novos casos e 36 mortes por covid-19 (doença respiratória causada pelo coronavírus). 

As medidas preventivas adotadas pelo governo do Estado constam do Decreto 4.942/2020, que entra em vigor nesta quarta-feira (1º). São obrigadas a seguir os parâmetros mais rígidos de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades econômicas as 134 cidades compreendidas pelas regionais de saúde de Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo.


As medidas, explicou Ratinho Junior, são necessárias para interromper a progressão acelerada das notificações e de mortes decorrentes da covid-19. A inclusão das sete regionais leva em conta um cálculo epidemiológico que considera a taxa de incidência por 100 mil habitantes, o número de mortes pela mesma faixa populacional e a ocupação de leitos de UTI nas quatro macrorregionais de Saúde (Leste, Oeste, Norte e Noroeste).

A principal medida é a suspensão das atividades não essenciais por 14 dias, prazo que poder ser prorrogado por mais sete dias. Segundo o decreto, haverá avaliações periódicas da continuidade das medidas depois do início da vigência, levando em consideração a evolução dos casos e critérios técnicos e científicos.

A regra se aplica também a shoppings centers, galerias comerciais, comércio de rua, feiras livres, salões de beleza, barbearias, clínicas de estética, academias, clubes, bares e casas noturnas. Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão). O funcionamento do sistema buffet nas empresas deverá ser revisto ou suspenso para evitar a circulação do vírus.


O governador informou que os municípios abrangidos pelo decreto concentram 75% dos casos de infecção registrados no Paraná. "Reforçamos a estrutura de atendimento, contratamos mais profissionais, compramos equipamentos, mas isso tudo é finito. Nesse momento de curva mais ascendente, e diante do inverno, temos que reativar o isolamento social para que esse sistema não colapse", afirmou Ratinho Junior.

Não é lockdown

O governador frisou que o Paraná não está em lockdown (confinamento). Das 22 reginais de Saúde, por exemplo, 15 não estão inseridas no Decreto 4.942/2020. Para cidades como Maringá, em que os dados da covid-19 são um pouco menos preocupantes, as medidas previstas no decreto servem como orientações (e não determinações).

"É uma quarentena mais restritiva em algumas regiões onde a curva está fora do controle normal. Nossas decisões serão pontuais e regionais, um trabalho de acupuntura. Se conseguirmos frear a velocidade da propagação, teremos tranquilidade para atender bem a população e não colapsar", disse o governador Ratinho Junior.

Outras regionais de Saúde poderão ser alvo de medidas similares, a depender da evolução dos casos e do cálculo epidemiológico. O Governo do Estado também pode editar normas específicas para atividades econômicas nas quais surjam focos da doença.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário