segunda-feira, 15 de junho de 2020

Médicos sugerem união contra a covid-19 e testagem em massa da população

15/06/2020_

Com PMM – Um grupo de médicos entregou ao prefeito Ulisses Maia (PSD), na manhã desta segunda (15), um documento de nove páginas com sugestões para o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) em Maringá. Realizada no Paço Municipal, a reunião também contou com a presença do vice-prefeito, Edson Scabora (MDB); do presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP); e de representantes da sociedade civil.

Reunião entre Ulisses Maia e médicos sobre a covid-19. Café com Jornalista
Reunião no Paço Municipal, nesta segunda (15) – Foto: Aldemir de Moraes/PMM
Entre outras medidas preventivas, os médicos sugeriram a testagem em massa da população. Essa estratégia foi aplicada em países como a Nova Zelândia, que também apostou no lockdown. Sob o comando da primeira-ministra Jacinda Ardern, o país da Oceania erradicou o coronavírus, voltando à normalidade após 17 dias sem nenhum novo caso da covid-19. 

"Precisamos estar juntos. A Prefeitura não pode fazer tudo sozinha para quebrar ciclo da doença", disse o médico Afonso Shiozaki, ao comentar o boletim da covid-19, apresentado na reunião pelo diretor de Vigilância em Saúde, Eduardo Ribeiro. 
No fim de semana, considerando os boletins de sábado e domingo, Maringá registrou 50 novos casos de covid-19. No total, a cidade já confirmou 791 contágios pela doença, dos quais 400 já venceram o vírus e 11 vieram a óbito.


O avanço do coronavírus em Maringá tem preocupado classe médica. Segundo Shiozaki, a cidade está em situação de risco alto da doença. No início de junho, a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegou nos 60%, com a taxa de positividade dos casos (número de casos em relação à quantidade de testes) em torno dos 30% (era de 12,5% no fim de maio).

Ao fim da reunião, Ulisses anunciou que, esta semana, sairá novo decreto com medidas de prevenção. Entre elas sobre estabelecimentos noturnos, transporte coletivo, prestadores de serviços. Segundo a Prefeitura, há uma nova negociação com igrejas e academias.


É possível que o novo decreto, esperado para esta segunda ou terça, determine que os ônibus do transporte coletivo circulem apenas com passageiros sentados. Bares devem fechar por 15 dias, conforme antecipou reportagem da rádio CBN

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Reunião

Participaram da reunião hoje secretários municipais, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (Sindimetal), Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Sindicato Estabelecimentos Particulares de Ensino Noroeste Paraná (Sinepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon), instituições de ensino e médicas, entre outros. 


O evento teve medidas de prevenção como distanciamento, álcool em gel à disposição, todos com máscara de proteção, entre outros.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário