sábado, 20 de junho de 2020

Inverno no Hemisfério Sul começa às 18h44 neste sábado; veja os prognósticos do Inmet

20/06/2020_

Por Pedro Peduzzi – Começa neste sábado (20), às 18h44, o inverno no Hemisfério Sul (que se estende até as 10h31 do dia 22 de setembro). A estação é marcada como um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, e de parte das regiões Norte e Nordeste. A diminuição da chuva, em boa parte do país, acaba por reduzir também a umidade relativa do ar, favorecendo o aumento de queimadas, incêndios florestais e a incidência de doenças respiratórias.

Estação é marcada por geadas e até neve na região Sul – Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as localidades que, no inverno, costumam apresentar maiores quantidades de chuva são o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul.


Outras características da estação são as incursões de massas de ar frio, procedentes do sul do continente. Por causa delas, há no país, queda acentuada das temperaturas médias do ar, com a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no Mato Grosso do Sul; e até mesmo neve em áreas serranas e planaltos do Sul.

Prognósticos do Inmet

Norte – A previsão é de chuva próxima ou acima da média climatológica sobre o norte da região e parte leste do Amazonas. Nas demais áreas a tendência é de que a chuva fique abaixo da média, principalmente no sul da região amazônica, onde normalmente chove abaixo de 300 milímetros no período de julho a setembro. A temperatura média deve ficar acima da média, em especial na divisa entre o Pará e Tocantins.


Nordeste – A previsão é de chuva próxima ou acima da climatologia, principalmente, na costa leste, onde o período chuvoso já se aproxima de seu final. Na metade sul do Maranhão, oeste da Bahia, do Rio Grande do Norte e da Paraíba, e no nordeste do Ceará, a chuva permanecerá ligeiramente abaixo da média. O interior dessa região terá iniciado seu período de seca nos próximos meses. A temperatura neste inverno deverá ficar acima da média no Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e parte do Ceará.


Centro-Oeste – A previsão é de alta probabilidade de a chuva ocorrer dentro ou ligeiramente abaixo da faixa climatológica da região. Segundo o Inmet, o período de seca já começou, e a tendência é de que a umidade relativa do ar diminua nos próximos meses, "com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%". A expectativa é de que as temperaturas fiquem acima da média, com o ar seco e quente se mantendo principalmente nos meses de agosto e setembro.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Sudeste – O trimestre de junho a agosto é o período mais seco da região, especialmente no norte de Minas Gerais. A chuva deverá ter incidência próxima ou ligeiramente abaixo da média. A exceção fica com o litoral do Rio de Janeiro, sul e extremo oeste de São Paulo, com o volume de chuva ligeiramente acima do normal. A temperatura também deve ficar acima da média em grande parte da região, exceto no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde deve ficar ligeiramente abaixo da média.


Sul – Haverá predomínio de chuva acima da média em grande parte da região, mas em parte do oeste do Paraná, no extremo sul de Santa Catarina e na parte central do Rio Grande do Sul, a tendência é de que ocorra chuva abaixo da média. A chegada frequente de massas de ar de origem polar provocará declínio nas temperaturas, possibilitando a ocorrência de geadas e até mesmo de neve, em localidades de maior altitude. A expectativa é de temperaturas acima da média no norte do Paraná e no extremo sul do Rio Grande do Sul.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário