sexta-feira, 5 de junho de 2020

Globo divulga dados da covid-19 em plantão com mais ibope que o JN; país teve mais 1.005 mortes

05/06/2020_

O Brasil registrou 1.005 mortes por coronavírus (covid-19) nas últimas 24 horas, totalizando agora 35.026 óbitos pela doença. Foram ainda 30.830 casos confirmados entre ontem e hoje, com o número subindo para 645.771, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Plantão da Globo sobre a covid-19. Café com Jornalista
Plantão da Globo teve mais audiência que o JN, segundo o Ibope
Com isso, o Brasil supera a Itália em número de mortes pela covid-19, ficando atrás apenas dos Estados Unidos (109.127) e do Reino Unido (40.344). Na Itália, que já foi o epicentro da doença, no início da pandemia, são 33.774 vítimas fatais. Os dados internacionais são da Universidade Johns Hopkins.


Sem uma razão convincente para o atraso na divulgação dos dados, o Ministério da Saúde passou a dar os informes diários após as 22 horas. Segundo o jornal Correio Brasiliense, a ordem para atrasar a divulgação do boletim partiu do presidente da República, Jair Bolsonaro, com o intuito de evitar que os dados fossem divulgados pelos telejornais do horário nobre.  

A ordem parece estar sendo seguida à risca. Às 23 horas, a Agência Brasil – ligada ao governo federal – ainda não havia divulgado matéria sobre o balanço da covid-19 desta sexta. No mesmo horário, o site do Ministério da Saúde também não tinha matéria a respeito. Os boletins, no entanto, são fechados entre o fim da tarde e o início da noite de cada dia.


Se essa era de fato a intenção do governo Bolsonaro, conforme sugere o Correio Brasiliense, a estratégia deu errado. Durante a novela, quando a audiência da Globo costuma superar a do Jornal Nacional, a Globo divulgou os dados oficiais em plantão. Os dados foram apresentados pelo âncora do JN, William Bonner. 


Ibope e Twitter

De acordo com o site O Antagonista, o plantão da Globo superou a audiência do Jornal Nacional, dando ainda mais publicidade ao número de mortos e infectados pela doença – ao contrário do que esperava Bolsonaro. O plantão atingiu 31 pontos no Ibope em São Paulo, enquanto o JN ficou entre 25 e 26 pontos, na média.  

No Twitter nacional, rapidamente o assunto "Plantão da Globo" assumiu o primeiro lugar dos trending topics, com 87 mil menções. "William Bonner ensinando Bolsonaro que não se brinca com gente grande", comentou um dos internautas, usando a hashtag #PlantãodaGlobo. 

A sexta-feira foi de invertidas para Bolsonaro. Além desta, do Plantão da Globo, o presidente Donald Trump disse que os Estados Unidos teria 2 milhões de mortos se tivesse seguido o caminho do Brasil e da Suécia. Um duro golpe de Trump num fiel aliado.

Semanas atrás, a Suécia foi elogiada por Bolsonaro por não ter aderido ao chamado lockdown, mas na terça (2) o país escandinavo admitiu que errou no combate à covid-19




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário