terça-feira, 2 de junho de 2020

CPI da Pandemia terá mais de 900 processos de compras da Saúde para analisar

02/06/2020_

Com CMM – Os vereadores da comissão parlamentar de inquérito que investiga as compras da Secretaria Municipal de Saúde nos últimos 12 meses (a CPI da Pandemia), reuniram-se novamente na tarde desta terça (2). Os trabalhos já contaram com a presença do novo integrante da comissão, o vereador Chico Caiana (PTB).

A CPI tem ainda como membros Alex Chaves (MDB) e Mário Verri (PT), Sidnei Telles (Avante) como relator e Flávio Mantovani (Rede) na presidência. A investigação foi motivada pela fala do secretário Jair Biatto (Saúde) de que é "normal" o município pagar até três vezes mais que a rede privada por determinados produtos. 

Reunião da CPI da Pandemia. Café com Jornalista
Membros da CPI da Pandemia na reunião desta terça (2) – Foto: CMM
Diante do grande volume de documentos a serem analisados, a reunião definiu quais ações serão realizadas num primeiro momento. "Recebemos a informação de que são aproximadamente 900 processos de compra referente ao período investigado", diz Telles. "Já requeremos informações dos responsáveis", acrescenta o relator.


A CPI aguarda da administração o envio de dados referentes a compras, termo de referência, composição de preços, entre outros. Telles explica que a comissão trabalhará com planilhas comparativas de preços entre municípios e as compras realizadas no mercado.

Nesse processo, os vereadores contarão com o suporte técnico de contadores, advogados e outros profissionais da Câmara. Além dos servidores, diz Chaves, a CPI espera contar com o apoio do Observatório Social de Maringá (OSM).


Biatto

Os documentos solicitados, segundo Mantovani, precisam ser repassados pela Prefeitura à CPI no prazo máximo de 15 dias. Os vereadores cobram celeridade no envio das informações, considerando que comissão tem apenas 90 dias (prorrogáveis por mais 45) para concluir as investigações, avaliando se ocorreram ou não irregularidades nas licitações da Saúde.

Ainda segundo o presidente da comissão, a fase de convocações para depoimentos – entre elas a do secretário Biatto – ocorrerá após o recebimento dos primeiros documentos e da avaliação dos mesmos. A próxima reunião está prevista para ocorrer em 16 de junho, às 15 horas, no plenário da Câmara. As reuniões da CPI são transmitidas pela TV Câmara.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário