terça-feira, 9 de junho de 2020

Comissão mista do Congresso vai oferecer dados sobre a covid-19

09/06/2020_

Agência Senado – O senador Confúcio Moura (MDB-RO) informou que a comissão mista especial de acompanhamento da covid-19 vai buscar os dados estatísticos sobre a pandemia onde quer que eles estiverem. O parlamentar, que preside o colegiado, disse na noite de segunda (8) que senadores e deputados trabalharão em conjunto com órgãos de controle, com os tribunais de contas dos Estados e com as secretarias estaduais de Saúde.

Senador Confúcio Moura. Café com Jornalista
Senador Confúcio Moura – Foto: Pedro França/Agência Senado
"Devido a essa situação inusitada da falta de transparência de dados por parte do Ministério da Saúde, vamos colaborar com todos os órgãos de controle, com os tribunais de contas, as secretarias de saúde e com os governos estaduais para que a população possa ter esses dados de forma fidedigna", disse o senador. 


Moura diz que ter informação de forma precisa é essencial para o direcionamento das políticas públicas de combate à doença no país. "Não podemos trabalhar às cegas e sem esses dados, já que eles existem. Por isso, essa missão dada será cumprida".

Apoio

A participação da comissão mista no levantamento dos dados foi elogiada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Para ele, esconder ou manipular dados expõe o Brasil ao desprezo perante a comunidade internacional, e deixa clara a falta de competência do governo para lidar com esse grave problema de saúde pública.


"Esconder e manipular dados, como forma de escamotear a sua própria desqualificação para lidar com um assunto sério como este, mata pessoas, dificulta o combate e a prevenção, e expõe o Brasil à crítica e ao desprezo internacional", disse Prates, pelo Twitter. 

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Polêmica

A decisão de incluir o Legislativo na publicação e consolidação de estatísticas relativas à pandemia foi tomada após o governo federal ter alterado a forma de divulgação dos números, o que causou reação de especialistas e de parlamentares, que acusam o Ministério da Saúde de falta de transparência.


Senadores e deputados da Rede, do PCdoB e do PSol recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a divulgação diária dos dados sobre a pandemia e foram atendidos pelo ministro Alexandre de Moraes. 



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário