terça-feira, 30 de junho de 2020

Cafeinado: Ministro do currículo fake também não tem pós-doutorado; e graduação, já checaram?

30/06/2020_

Ao ter seu título de doutor desmentido pela Universidade Nacional de Rosário, da Argentina, o novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, assistiu a uma verdadeira devassa em seu currículo na Plataforma Lattes. Com a suspeita de que essa goiaba poderia ter mais de um bicho, a imprensa cumpriu seu papel ao investigar a veracidade das informações apresentadas pelo ministro.

Nesta segunda (29), em resposta a alguns veículos de comunicação, a Universidade de Wuppertal informou que Decotelli não possui título algum na institução. No entanto, o Lattes do ministro informava que ele era pós-doutor por aquela universidade alemã. O CV foi alterado após esse bafão.

Fato

A informação oficial da instituição alemã é que Decotelli esteve na instituição por apenas três meses, e não por dois anos, como constava do currículo do novo ministro. Além disso, perguntada pela Folha de S.Paulo sobre por que não checou as credenciais acadêmicas de Decotelli, a Universidade de Wuppertal respondeu que "ele não era um pesquisador de pós-doutorado na nossa universidade".


Doutorado fake

Após ser desmentido pela Universidade de Rosário, na sexta (26), Decotelli editou seu currículo Lattes, informando ser "doutor" sem defender tese, pois já teria concluído "todos os créditos". No universo acadêmico, isso não existe. Quem não passa pela banca não é doutor, assim como quem cursou 90% de uma faculdade de Medicina não é 90% médico. Só na segunda (29) o novo ministro retirou do currículo seu doutorado fake

Mestrado

Pensou que isso era tudo? Pensou errado! Há suspeitas de plágio no mestrado de Decotelli sobre o Banrisul. Na dissertação, defendida em 2008, há trechos idênticos ao de um relatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de 2007, sem qualquer referência bibliográfica. De acordo com levantamento do professor Thomas Conti, do Insper, os trechos idênticos ao da CVM correspondem a 12,6% do trabalho de Decotelli.

Graduação

O mestrado em Administração de Decotelli foi feito na Fundação Getúlio Vargas (FGV), que diz que irá apurar a suspeita de plágio. Considerando os problemas todos no currículo do novo ministro, não se surpreenda se aparecerem inverdades na graduação em Ciências Econômicas e na especialização em Administração Financeira. 

Decotelli x Weintraub

O governo federal adiou a posse de Decotelli no Ministério da Educação. Ele foi nomeado, mas ainda não foi empossado. Apesar das inverdades no Lattes, Decotelli ainda é uma opção muito menos prejudicial ao país do que seu antecessor, Abraham Weintraub, o olavista que participava de atos antidemocráticos pelo fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).   


Charge das pragas. Café com Jornalista

Charge

A pertinente charge cita três pragas atuais: coronavírus, gafanhotos e o laranjal. No Twitter, há internautas dizendo que o chargista se esqueceu de outras duas pragas: as fake news e uma outra que, recentemente, fugiu corrido do Brasil para os Estados Unidos.

Responsabilidade

Há um risco na notícia da entrega de 20 respiradores do Ministério da Saúde para o Hospital Municipal de Maringá (leia aqui). O risco mora num relaxamento da população diante do aumento de leitos de UTI para a covid-19. Se medidas de distanciamento social e o uso de máscara não forem levados a sério, não haverá respirador disponível para dar conta.

Praças

Completamente revitalizada, a Praça Rocha Pombo foi entregue à população na ultima sexta (26), sem solenidade, por conta da chuva. O ato inaugural será realizado nesta terça, às 17h30. Amanhã, será a vez de outra praça concluída, a Farroupinha, no Jardim Alvorada, que deve ser entregue no mesmo horário. Os eventos são aceitáveis, desde que seja respeitado o distanciamento social e demais medidas preventivas contra o coronavírus.

Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Menores bêbados 1

A Câmara de Maringá aprovou na sessão de quinta (25), em primeira discussão, projeto de lei que obriga os hospitais públicos e privados de notificarem ocorrências de uso de bebida alcoólica e/ou entorpecentes por menores de 18 anos de idade. A comunicação deverá ser feita aos conselhos tutelares e ao Ministério Público.

Menores bêbados 2

De autoria do vereador Carlos Mariucci (PT), o projeto foi aprovado por 12 votos. Não teve unanimidade porque alguns vereadores entendem que essa notificação obrigatória pode colocar a vida dos adolescentes em risco. Numa situação de coma alcoólico, por exemplo, a procura pelo atendimento médico talvez deixe de ocorrer pelo medo da punição. 

Mariucci

Segundo o autor, o objetivo é promover os cuidados socioeducacionais à criança ou adolescente, com proteção da inviolabilidade do menor de idade e sua família, restringindo a documentação à equipe médica, técnica e administrativa envolvida no caso. Os hospitais que descumprirem a lei poderão receber multa de R$ 10 mil.

Wuppertal

Em homenagem ao novo ministro da Educação, fechamos a coluna com um vídeo da bela Wuppertal, cidade alemã que é famosa por seu transporte público, com um monorail suspenso sobre um rio e ruas.

Monorail de Wuppertal. Café com Jornalista




>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário