quinta-feira, 11 de junho de 2020

Cafeinado: Bolsonaristas atacam China e Doria 'comunista' após anúncio de vacina

11/06/2020_

O Brasil teve neste feriado de Corpus Christi uma excelente notícia sobre o combate ao novo coronavírus: São Paulo firmou parceria com laboratório chinês para produzir uma vacina contra a covid-19, doença respiratória que já tirou a vida de mais de 40 mil brasileiros. Em tese, a notícia deveria agradar a todos, mas não foi isso que aconteceu.

Minions atacam vacina anunciada por Doria. Café com Jornalista

No Twitter, bolsonaristas se apressaram em subir a hashtag "vacinachinesaNAO", por meio da qual atacaram o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), rival político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além do "comunista" Doria, não faltaram mensagens preconceituosas contra a China.


Surreal

Uma seguidora questionou em tuíte se a vacina não precisaria ser autorizada pelo Ministério da Saúde e se Bolsonaro autorizaria isso. "Fiquem a vontade quem quiser ser cobaia de comedor de cachorro, eu tô fora", disse outro internauta.

Preconceito

Os ataques também partiram de seguidores populares do presidente. Um deles, com mais de 408 mil seguidores, disse que não tomará a vacina. "Vacina chinesa para vírus chinês? Tô fora". Essa postagem preconceituosa recebeu 275 comentários e 5.800 mil curtidas.

Bolsonaristas atacam a vacina. Café com Jornalista
Dois entre milhares de tuítes preconceituosos

Terraplanistas

Pelo conteúdo de alguns tuítes, é possível notar que as ofenças partiram também de terraplanistas, ou seja, pessoas com total aversão à ciência. Nesse ponto, as críticas fazem sentido. Terraplanistas também costumam questionar a eficácia das vacinas, qualquer que seja a doença a ser imunizada.


Livro Orfeu & Violeta. Amazon. Luiz Fernando Cardoso. Café com Jornalista

Mortes

Terceiro país no mundo em número de mortes, o Brasil registrou nesta quinta (11) mais 1.261 óbitos causados pela covid-19. Com um total de 41.058 vidas perdidas, o país está a um passo de superar o Reino Unido, com 41.364 óbitos pela doença.

Casos

Em relação ao contágio, o Brasil somou 30.465 novos casos confirmados da doença, totalizando agora 805.649 pessoas infectadas. O levantamento dos casos e das mortes é do consórcio de veículos de comunicação, baseado em dados das secretarias estaduais de Saúde.

Trânsito

De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, a covid-19 já matou mais brasileiros em três meses do que o trânsito ao longo de todo o ano de 2019. Foram 40.721 mortes de trânsito no Brasil, ano passado, de acordo com a Seguradora Líder - DPVAT.

Hermanos

O Brasil tem, até o momento, uma taxa de 19 vítimas fatais de covid-19 por 100 mil habitantes. Na Argentina, onde medidas de isolamento social mais rígidas foram adotadas pelo governo federal, o índice é de 1,7 morte por 100 mil habitantes. 

Meme

Ainda está dando o que falar a declaração do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o Norte e o Nordeste brasileiro ficarem no hemisfério norte. Na internet, esse tipo de gafe não costuma ser perdoada. Virou meme.

Meme: Mossoró já se candidatou como sede das Olimpíadas de Inverno
Meme: Mossoró já se candidatou como sede das Olimpíadas de Inverno



>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário