quarta-feira, 13 de maio de 2020

Entorno do Parque do Ingá começa a receber pista emborrachada de caminhada

13/05/2020_

Uma demanda dos adeptos de caminhada e corrida de Maringá – que parecia um tanto utópica quando a proposta foi apresentada – está se concretizando. Parte do entorno do Parque do Ingá já está recebendo uma pista emborrachada. O piso, que lembra o das pistas de atletismo, começou a ser instalado no trecho entre o Portão 2 (na Avenida Laguna) e a Avenida Juscelino Kubitscheck. A obra contempla os cerca de 3 km do entorno do parque.

Pista emborrachada no entorno do Parque do Ingá
Primeiro dos cinco trechos da obra está sendo concluido entre o Portão 2 e Parque do Ingá e a Avenida JK – Foto: Thiago Louzada/PMM
De acordo com a Prefeitura de Maringá, a obra foi dividida em cinco trechos, com o segundo deles (nos fundos do parque) já iniciado. Onde os trabalhos estão sendo realizados, há interdição por faixas e cones de uma das faixas das avenidas Laguna e JK, que estão reservadas para o deslocamento dos pedestres.


Além de aderente, o piso emborrachado é permeável, permitindo o rápido escoamento d'água. Isso evitará as poças, elevando a segurança de quem se exercita no local. O material utilizado é composto de resíduos de borracha, incluindo pneus, misturados a uma resina para dar liga. Segundo o Maringá Post, a expectativa é de que sejam usados até 50 mil pneus na obra.

Pista emborrachada no entorno do Parque do Ingá
Permeável, a pista emborrachada na cor azul utiliza material reciclado – Foto: Aldemir de Moraes/PMM
Na pista antiga há um estreito corredor de grama entre duas pistas. O fim desse corredor aumentará a largura da área de caminhada em 60 cm, mantendo-se apenas uma estreita faixa de grama entre a pista e a cerca do parque. "É importante lembrar que o emborrachamento é permeável. Portanto, a retirada do corredor de grama não vai interferir na drenagem da pista", informa a Diretoria de Comunicação da Prefeitura. 

O piso será a principal intervenção no entorno do parque, mas não a única. Serão instalados bancos, iluminação em LED, bebedouros, lixeiras sinalização tátil para deficientes visuais, entre outros investimentos. As obras tiveram início em 23 de janeiro e devem ser concluídas ainda este ano.

Custo

A obra é executada pela R. Martins Garcia Construção Civil, ao custo de R$ 3,9 milhões. A empresa venceu o processo de licitação ao apresentar a melhor proposta, aproximadamente 15% abaixo do valor máximo de R$ 4,6 milhões estipulado pelo município. A homologação foi publicada em 12 de dezembro de 2019.  

Leiria tem shopping e avenida em homenagem à Cidade Canção



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário