sexta-feira, 8 de maio de 2020

Miguel Fernando: 'Terra Crua', 'Mosca no Cérebro' e 'A Terra Árida'

Maringá 73 anos: Melhores livros de escritores maringaenses_


Historiador e ex-secretário de Cultura de Maringá, Miguel Fernando é o editor do site Maringá Histórica, com canal homônimo no YouTube. Bacharel em Turismo e Hotelaria pelo Unicesumar, tem especialização em História e Sociedade do Brasil pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Para ele, os livros de destaque de autores maringaenses são:  



Terra Crua

O livro foi escrito em 1957 por Jorge Ferreira Duque Estrada e publicado em 1961. Trata-se do primeiro livro histórico sobre a cidade. Nele, o leitor encontrará fatos importantes e curiosos que ajudam a entender a composição da sociedade local. A reimpressão do livro, em 2014, foi uma edição comentada. Está à disposição nas bibliotecas para empréstimo. 

Mosca No Cérebro

O livro foi lançado durante a Flim de 2018, por meio do prêmio Aniceto Matti. O leitor encontrará nele um composto de quase 70 crônicas, quase todas simetricamente estabelecidas pelo mesmo tamanho. O título, provocativo, dá um parâmetro de alguns temas profundos que são abordados pelo veterano autor Jeferson Nunes. 

A Terra Árida

Lançado em 2017, a obra é considerada uma das melhores traduções produzidas não só em solo maringaense. O poeta e artista de primeira hora, Gilmar Leal Santos, se deixou ser inserido no complexo mundo de T.S. Eliot para traduzir sua maior criação, The West Land, que foi originalmente lançada em 1922. Santos vasculha cada nota de rodapé e anotação dos originais do autor, em diferentes línguas, para nos presentear com uma robusta tradução. Não é um livro de cabeceira, mas sim um livro de mesa, para dedicar atenção, propondo pesquisas e estudos a partir de cada linha. 


Alex Chaves - Maringá 73 anos

☕ Maringá 73 anos: Cidade encanta até mesmo os parisienses
☕ Leia outras matérias do especial Maringá 73 anos

Clique na imagem para voltar à página inicial da reportagem



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.


Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário