terça-feira, 5 de maio de 2020

Vereador cita caso de covid-19 do ex-secretário Eudes para pedir isolamento social

05/05/2020

Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal em maio, nesta terça (5), o vereador Carlos Mariucci (PT) citou o grave caso de covid-19 do ex-secretário municipal José Eudes Januário para pedir por mais isolamento social na cidade. Eudes está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Maringá (HMM) desde 1º de abril.

O vereador Mariucci e o ex-secretário Eudes Januário
O vereador Mariucci e o ex-secretário Eudes Januário
"[Eudes] Está lutando pela vida e vencendo. Primeiro, pela resistência e luta pessoal, mas principalmente porque pode ter sido atendido de forma ampla pela equipe de atendimento [do Hospital Municipal] de Maringá. Imagine se ele tivesse pegado essa doença num período de inchaço nos nossos hospitais?", disse Mariucci.

☕ Mortes por covid-19 na América do Sul sobem para 11.252

O vereador lembrou o caso de Eudes para alertar a população sobre a gravidade da doença, que já causou o colapso da saúde em várias cidades brasileiras. "Fiquei assustado ao saber da ampliação
do horário do comércio pelo dia das mães [em Maringá]. Não dá para ceder por questões financeiras, ceder em detrimento à vida", disse.

Nesta terça (5), o país registrou o triste recorde de 600 mortes no intervalo de 24 horas, totalizando 7.921 óbitos pela covid-19. O número de casos chegou a 114.715. Em Maringá, a situação aparentemente está controlada. A cidade tem 102 casos confirmados e cinco óbitos.

Eudes Januário

De acordo com o boletim médico desta terça, o quadro clínico de Eudes tem evoluído de forma satisfatória. Novos exames de imagem no pulmão demonstraram significativa melhora no aparelho respiratório.

☕ Ulisses é o 4º mais bem avaliado em ranking liderado por Paranavaí

"O respirador é acionado apenas em caso de cansaço e sua utilização diária é cada vez menos necessária. O rim evoluiu bem, o que vem reduzindo progressivamente a intensidade da diálise", diz o advogado Silvio Januário, irmão de Eudes, que tem repassado a amigos do paciente informações recebidas dos médicos.

Silvio comenta que Eudes já despertou totalmente da sedação. O paciente já interage com a equipe de enfermagem, mas ainda não consegue pronunciar bem as palavras em razão da traqueostomia. Como visitas em hospitais que tratam de covid-19 não são permitidas, Eudes recebeu cartas enviadas por familiares e, segundo relatos, ficou emocionado ao ouvir as mensagens lidas pelas enfermeiras.

Possível contágio

Secretário de Serviços Públicos no governo Zé Cláudio (2001 - 2003), o economista Eudes Januário participou da prestação de contas do vereador Mário Verri (PT), realizada em 15 de março. Segundo o Blog do Rigon, no mesmo evento estava Rosângela Antunes Machado da Silva, 54, que faleceu dia 26 vítima da covid-19. É possível que o contágio de Eudes tenha ocorrido naquele evento.

☕ Bolsonaro ultrapassa Collor em pedidos de impeachment




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário