segunda-feira, 25 de maio de 2020

Primeira fase de testes rápidos da covid-19 deu negativo em 100% dos resultados

25/05/2020_

O resultado dos testes rápidos para coronavírus aplicados em Maringá deu negativo em 100% dos casos. A pesquisa foi viabilizada por meio de cooperação técnica entre Prefeitura, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Uningá e Unicesumar. 

Testagem rápida de covid-19 em Maringá
Equipe da testagem rápida de covid-19 numa das residências visitadas – Aldemir Moraes/PMM
No entanto, a testagem incluiu apenas 194 amostras, o que em Maringá representa 45,8 testes por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, a pesquisa terá ainda outras quatro etapas, totalizando 800 testes – o equivalmente a 188,8 testes por 100 mil habitantes, ainda assim muito baixo.

A pesquisa

A testagem partiu de um estudo sobre os bairros com maiores números de casos positivos de coronavírus em Maringá. Os 200 primeiros domicílios a serem visitados partiram de um sorteio, considerando as notificações. 


As visitas aos domicílios não se limitaram às testagens. Os pesquisadores fizeram perguntas sobre questões socioculturais, histórico e estado atual de saúde das pessoas. Nesta primeira fase, foram testados 59,8% do sexo feminino e 40,2% do masculino. Do total, 21,6% tinham idade acima de 65 anos. 

A pesquisa ainda aponta que 78% acessam a internet via celular e 83% por banda larga (70,6% têm acesso pelos dois meios), sendo que 9,8% não têm acesso à internet. Os participantes também foram questionados sobre a prevenção que estão adotando. Dos 194, 53,1% afirmaram já tomar a vacina da gripe e 98,5% usam máscara ao sair de casa. Veja aqui o relatório na íntegra

Mortes e casos

Maringá se mantém com apenas seis óbitos pelo novo coronavírus (covid-19), porém, houve recentemente uma escalada no número de casos da doença. Essas confirmações não tem ligação com a pesquisa feita em parceria com as instituições de ensino.


De acordo com o boletim deste domingo (24), Maringá em 271 casos confirmados, dos quais oito estão internados (três em UTI), 138 se encontram em isolamento domiciliar, 119 se recuperaram e seis morreram. Há ainda 11 suspeitos internados, seis deles em UTI.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário