sábado, 2 de maio de 2020

Gringos em Maringá: veja a opinião de dois franceses sobre a Cidade Canção

02/05/2020

Maringá tem um bom número de estudantes de francês. A cidade conta com uma unidade da Aliança Francesa e com o curso de graduação em Letras Português/Francês da Universidade Estadual de Maringá (UEM), além de escolas de idiomas que lecionam a língua de Molière, Alexandre Dumas, Victor Hugo, Antoine de Saint-Exupéry,  Jean-Paul Sartre etc.

Os franceses Alexis e Paul em passeio pela cidade – Reprodução
Isso significa que você verá pessoas falando em francês nas ruas? Claro que não. Na América do Sul, isso só será visto na Guiana Francesa. Contudo, não se surpreenda ao encontrar grupos de pessoas treinando o idioma em cafeterias ou bares ou, ainda, se você se deparar com nativos da língua francesa morando na cidade. Certa vez, este editor do Café escreveu matéria para o jornal O Diário sobre a parisiense Eva Poumailloux, que trocou a Torre Eiffel e os baguetes pela Catedral de Maringá e o cachorrão prensado.

O interessante desses encontros é saber a impressão dos estrangeiros sobre nossa cidade. A curiosidade é que Maringá costuma causar uma excelente impressão, como vamos ver no vídeo dos franceses Alexis e Paul, ambos professores de francês radicados no Brasil, editores dos canais no YouTube Olá Brasil e Francês com Paul, respectivamente. Paul já morou (ou ainda mora, não ficou claro no vídeo) em Maringá.


☕ Dia do Trabalhador com presente de grego para os servidores públicos
☕ Filósofo Henry Bugalho se torna membro da Royal Society of Arts
☕ Como está sua saúde mental e emocional no trabalho?



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário