segunda-feira, 11 de maio de 2020

Maringá 73 anos: Especialistas apontam os melhores livros de autores maringaenses

11/05/2020_

Em 73 anos de história, Maringá construiu um rico patrimônio cultural, graças a talentosos profissionais de diversas áreas: música, teatro, dança, literatura etc. Entre esses que tanto contribuíram para a cultura local estão os escritores e suas obras. Neste especial de aniversário, apresentamos alguns dos melhores livros de autores maringaenses.  


Estabelecer qualquer ranking não é tarefa fácil. E esse desafio coube a três especialistas de renome na cidade: o historiador e ex-secretário municipal de Cultura Miguel Fernando; o escritor e crítico literário Luigi Ricciardi; e o jornalista Marcelo Bulgarelli, que por anos foi editor de Cultura do jornal O Diário. 

Cada um deles sugeriu três obras de autores locais. O Café destaca três curiosidades na lista: 1) Uma das recomendações é, na verdade, uma tradução feita por maringaense; 2) "Terra Crua" é o único livro com mais de uma indicação; 3) Um dos colaboradores desta reportagem, Miguel Fernando, teve seu livro indicado. 

Ainda que fossem convidados cem especialistas, algum importante livro haveria de ficar de fora da lista. Maringá tem excelentes escritores e até mesmo obras conhecidas nacionalmente, como os livros de Laurentino Gomes. Então, se o livro de seu autor local favorito não aparecer nesta reportagem, deixe um comentário indicando a obra para os demais leitores. E compartilhe a matéria nas redes sociais.


Flávio Mantovani - Maringá 73 anos

Ulisses Maia - Maringá 73 anos

☕ Maringá 73 anos: Cidade encanta até mesmo os parisienses
☕ Leia outras matérias do especial Maringá 73 anos

Miguel Fernando

  • Terra Crua, de Jorge Ferreira Duque Estrada
  • Mosca no Cérebro, de Jeferson Nunes
  • A Terra Árida, tradução de Gilmar Leal Santos Santos 
 Veja aqui por que, na opinião do historiador Miguel Fernando, esses são os três melhores livros de autores maringaenses.

Luigi Ricciardi

  • Que Fim Levou Juliana Klein? de Marcos Peres
  • A Mulher Que Ri, de Thays Pretti
  • Onde se Amarra a Terra Vermelha, Marco Cremasco
 Veja aqui por que, na opinião do escritor Luigi Ricciardi, esses são os três melhores livros de autores maringaenses.

Marcello Bulgarelli

  • Maringá: Meio Século de História, vários autores
  • Sala dos Suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô, de Miguel Fernando
  • Terra Crua, de Jorge Ferreira Duque Estrada (reedição com organização de Reginaldo Dias, Sergio Gini e Miguel Fernando)
 Veja aqui por que, na opinião do jornalista Marcelo Bulgarelli, esses são os três melhores livros de autores maringaenses.





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.





Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário