domingo, 10 de maio de 2020

Maringá 73 anos: A cidade-irmã de Leiria tem shopping e avenida em homenagem à Cidade Canção

10/05/2020_

Ao longo de seus 73 anos, completados neste domingo, Maringá estabeceleu relações de irmandade – visando a estreitar laços econômicos, sociais e culturais – com três cidades na Europa, uma na América do Sul e duas na Ásia. Essas cidades-irmãs são Brescia (Itália), Kakogawa (Japão), Leiria (Portugal), Gral. San Martin (Argentina), Caserta (Itália) e Heping (China).

Fonte de Leiria, cartão-postal da cidade portuguesa
Fonte de Leiria, um dos cartão-postal da cidade-irmã de Maringá – Foto: Antonio Gomes
Neste especial do aniversário de Maringá, vamos conhecer a única das cidades-irmãs que fala português, que tem um shopping chamado Maringá e que tem como prato típico o bom bacalhau: Leiria! Com uma população de aproximadamente 127 mil habitantes, distante 125 km de Lisboa e 170 km de Porto (as principais cidades de Portugal), Leiria tem seus encantos. 


Quem nos apresenta a cidade-irmã de Maringá é o aposentado licenciado em História Antonio Albino Antunes Gomes, um portugês nascido em Machados, mas que reside em Leiria há 23 anos.

Rogério Calazans - Maringá 73 anos  


Antes da entrevista, um detalhe. As respostas para as perguntas foram enviadas por e-mail. O Café, em consideração ao entrevistado, manteve a grafia de palavras escritas no português de Portugal, como "atracções". No entanto, a edição seguiu o estilo dos manuais de redação (o Café segue o Manual de Redação da Folha de S.Paulo).


***

Café com Jornalista – Em Maringá, há uma avenida que leva o nome de Leiria. E por aí, há alguma rua, avenida ou praça com o nome de Maringá?
Antonio Gomes – Sim, há em Leiria a Avenida Cidade de Maringá. É uma zona muito frequentada porque existe nesse local um centro comercial [shopping] denominado Maringá. Antes da abertura do maior centro comercial de Leiria, o LeiriaShopping, toda a população frequentava o Centro Comercial Maringá.

Centro Comercial Maringá, em Leiria – Foto: Antonio Gomes
A Avenida Cidade de Maringá é uma via importante em Leiria?
É uma zona de comércio, de bancos e de lazer. Localiza-se em frente de uma rua chamada Avenida Heróis de Angola, onde existe o terminal rodoviário.

Você conhece maringaenses morando em Leiria?
Conheço dezenas de brasileiros, mas nunca conheci um maringaense. No entanto, conheço muitos paranaenses.

Você já esteve no Brasil? Conhecer Maringá está nos seus planos?
Nunca estive no Brasil, embora não me tenham faltado oportunidades. Mas, devido a insónias rebeldes, só em casos excepcionais saio da Europa. Não planeio conhecer Maringá, não é que não goste, mas devido à debil saúde que tenho, não poderei ir. Saliente-se que tenho uma tia que mora em Janiópolis [microrregião de Goioerê] há mais de 55 anos. É a única pessoa viva da família do meu pai. Já todos partiram!

Ulisses Maia - Maringá 73 anos

Flávio Mantovani - Maringá 73 anos

Quais são as principais atrações turísticas de Leiria? Vale a pena visitá-la?
Atracções turísticas na cidade de Leiria há poucas, mas há localidades muito próximas de bastante interesse. Fátima: salientando que uma visita cuidada a todos os lugares ligados às aparições de Fátima em 1917 demorará uma tarde inteira; Mira de Aire: onde se localizam as maiores grutas de Portugal; Batalha: Mosteirto de Santa Maria da Vitória, homenageando a vitória dos portugueses sobre os Castelhanos, na Batalha de Aljubarrota; Nazaré: local onde acontecem as maiores ondas do mundo; Alcobaça: Mosteiro dos monges de Cister; Vieira de Leiria: praia; São Pedro de Moel: praia; A Pia do Urso: minúscula aldeia, onde quase todas as casas são feitas de pedra da região. 

E na cidade de Leiria, o que visitar?
Na cidade, temos o castelo, conquistado por D. Afonso Henriques aos árabes, em 1135; as margens do Rio Lis, onde poderemos fazer uma óptima caminhada e apreciar os patos que nele nadam, os peixes e a vegetação, bem como uma antiga azenha [moinho movido a água]; a Igreja Matriz (Sé); a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação; o museu da cidade; o moinho de papel; e andar na Rua Direita que, por sinal, é bem tortuosa. 

Antonio Gomes em Leiria
O entrevistado Antonio Gomes, em Leiria
O que você mais gosta na sua cidade?
A qualidade de vida é boa, pois há uns espaços verdes e dois parques para crianças. Gosto muito da cidade por ser, na sua maior parte, um local plano, da simpatia das pessoas e da facilidade com que temos tudo perto de nós, uma vez que a cidade, apesar de ser capital do distrito de Leiria, tem uma fraca densidade populacional. Se não fossem os imigrantes, sobretudo os brasileiros, a cidade careceria de mais gente. Por vezes, vejo mais brasileiros que portugueses.

Há alguma comida típica ou uma festa tradicional da cidade?
Comida típica do Concelho de Leiria há muita variedade. Temos migas com bacalhau assado, bacalhau à Lagareiro, sopa da pedra, leitão assado à moda Boa Vista, sopa do Lavrador, caldo verde etc.

Qual é a melhor época do ano para visitar Leiria? 
Todas as aldeias que pertencem ao Concelho de Leiria têm as suas festas tradicionais, onde estão o profano e o sagrado juntos. Em Leiria, há no verão [de 21 de junho a 23 de setembro, no hemisfério norte] um festival de música gótica que atrai sobretudo estrangeiros. A festa da cidade é em honra de Nossa Senhora da Encarnação, no dia 15 de agosto. 

Alex Chaves - Maringá 73 anos



☕ Ver autores de fake news presos seria a realização de um sonho




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário