quinta-feira, 7 de maio de 2020

Fotos de Fátima Bernardes nua aos 20 anos? É fake news antiga!

07/05/2020

Fotos da jornalista e apresentadora Fátima Bernardes antes da fama, aos 20 anos, vazaram nas redes sociais, acompanhadas da mensagem: "Bem que o William Bonner tentou impedir a divulgação das fotos na Justiça. Não conseguiu". Será mesmo? O que dizem os sites de fact checking especializados em desmentir boatos?

A modelo Petra Vachouskova, da República Checa
A modelo Petra Vachouskova, da República Tcheca
Os traços lembram, e muito, os de Fátima Bernardes, o que levou as fotos a viralizarem. No entanto, segundo o site Boatos.org, as fotos são da modelo Petra Vachouskova, da República Tcheca. Trata-se de um boato antigo que, como a maioria das fake news, volta e meia reaparece – enganando novamente um grande número de desavisados. 


"A modelo já fez outros ensaios e participou de comerciais e filmes curta-metragem. Sua semelhança com a apresentadora brasileira fez sucesso antes, tanto que há vestígios desse boato em 2014 e 2012", diz matéria da Boatos.org publicada em maio de 2015

Em versões anteriores, o boato dizia se tratar de um ensaio para a revista masculina Playboy quando a apresentadora tinha 20 anos. A última versão dessa fake news, porém, não traz esse conteúdo. 

O Café aproveita a postagem para reforçar o pedido para que não se compartilhe nada sem checar, especilamente quando se trata de questões de saúde pública, como vacinas e o novo coronavírus. As fake news podem ser mais perigosas do que parecem. 





>>> Geral
>>> Artigos

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)


A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário