domingo, 24 de maio de 2020

EUA proíbem entrada de viajantes que passaram pelo Brasil; país tem 22 mil mortes

24/05/2020_

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou neste domingo (24) um decreto que proíbe a entrada de viajantes que passaram pelo Brasil nos últimos 14 dias. A restrição, que já vinha sendo cogitada por Trump nos últimos dias, deve entrar em vigor na sexta-feira (29). 

Donald Trump e Jair Bolsonaro
Os presidentes Trump e Bolsonaro em reunião em 2019 – Foto: Alan Santos/Arquivo/PR
A medida foi tomada devido à situação do Brasil em meio à pandemia. Neste domingo, de acordo com boletim do Ministério da Saúde, o país atingiu a marca de 22.666 mortes pelo novo coronavírus (covid-19), somando 363.211 casos confirmados da doença.


De acordo com levantamento da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país no mundo em número de casos da covid-19, atrás apenas dos EUA (1,6 milhão de casos), tendo superado recentemente a Rússia (344,5 mil). 

Em número de mortes, o Brasil está na sexta posição. No ritmo atual, de aproximadamente mil novas mortes por dia, deve passar a França (28.370) e Espanha (28.752) nos próximos dez dias. No topo desse triste ranking estão EUA (97.686), Reino Unido (36.875) e Itália (32.785).


De acordo com o comunicado divulgado pela Casa Branca, a restrição é necessária para "proteger o país" da contaminação pelo novo coronavírus. A medida não será aplicada aos cidadãos norte-americanos, residentes e filhos de residentes menores de 21 anos. 

Mais cedo,  o consultor de segurança nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, informou que a medida seria tomada ainda neste domingo. O'Brien disse que os Estados Unidos também analisarão as restrições para outros países do Hemisfério Sul.


O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), ainda não comentou a decisão do governo Trump.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário