sexta-feira, 8 de maio de 2020

Decreto que libera shoppings, academias e cultos religiosos põe fim ao isolamento social em Maringá

08/05/2020

A Prefeitura de Maringá publicou nesta sexta (8), no Órgão Oficial do Município, regras para a realização de missas, cultos e reuniões regiliosas. Há também uma série de especificações para o funcionamento de shoppings centers, galerias, centros comerciais e academias.

Decreto 637/2020, de 8 de maio
Restaurantes e similares de fora dos shoppings, que já podiam atender em delivery e no sistema pague e leve (take and go), agora poderão realizar o atendimento pessoal. Essa nova flexibilização praticamente acaba com o isolamento social na cidade – na contramão do alerta feito por especialistas sobre o avanço da covid-19.

☕ É arriscado afrouxar as medidas de prevenção contra a covid-19
Atila: 'O Brasil ruma para ser o país líder óbitos por covid-19'

De acordo com o Decreto 637/2020, poucos estabelecimentos seguem proibidos de abrir, entre eles cinemas, casas noturnas e tabacarias. E aqueles autorizados a funcionar devem cumprir uma série de exigências. O uso de máscaras, o fornecimento do álcool em gel 70° e a frequente higienização são regras em comum.

Clique aqui ou na imagem para ver o Decreto 637/2020 na íntegra. A seguir, o Café faz um resumo das principais informações do novo decreto.

Missas e cultos 

Autorizadas três vezes aos domingos e uma vez no meio de semana, com lotação de no máximo 30% da capacidade. Fiéis devem manter distânciamento de 1,5 metro entre si. Reuniões devem respeitar o intervalo de 1h30min para higienização do local.

Há a recomendação para que se evite o contato físico. Nas missas e cultos, abraços, cumprimentos e o ato de dar as mãos nas orações são frequentes. Espaços destinados à recreação de crianças não poderão funcionar. Grupos de risco, como hipertensos e diabéticos, não poderão participar. O decreto recomenda, ainda, que idosos e crianças acompanhem de casa, via internet.

Shoppings

Poderão funcionar de segunda a sexta, das 11h às 20h. Mesmas regras valem para galerias e centros comerciais. Apenas neste sábado (9), véspera do Dia das Mães, esses estabelecimentos ficam autorizados a abrir, respentando-se o mesmo horário e regras. No caso dos shoppings atacadistas, o funcionamento será permitido das 7h às 15h.

☕ Ver autores de fake news presos seria a realização de um sonho

Não será permitida a entrada de menores de 16 anos; filas (dentro e fora das lojas) devem respeitar distanciamento de 2 metros (com marcação no piso); shoppings deverão disponibilizar tapetes higienizadores de sapatos nas entradas; medição de temperatura é obrigatória, proibindo-se a entrada de pessoas com febre (mais de 37,8°C).

Além disso, esses estabelecimentos devem retirar bancos, sofás e cadeiras de áreas de descanso. Seguranças devem atuar para evitar aglomerações e os elevadores devem ser usados apenas por pessoas com necessidades especiais. Cinemas, jogos e brinquedos em geral seguem proibidos.

Lojas e quiosques
Devem respeitar o limite de uma pessoa a cada 12,5 m², com afixação de cartaz na vitrine informando sobre o número máximo de clientes por vez. Uma regra bastante curiosa do atual decreto – por conta da dificuldade de fiscalização – é a obrigação de higienização das roupas provadas, que só poderão ser disponbilizadas a um novo cliente após 24 horas.

Praça de alimentação
O decreto permite o funcionamento apenas pelo sistema delivery ou pague e leve, sendo proibido o consumo de bebidas e alimentos no local. As mesas e cadeiras das praças de alimentação deverão ser removidas ou interditadas, impossibilitando seu uso.

Restaurantes

O decreto também afrouxa as regras impostas aos restaurantes e similares (exceto shoppings), permitindo o consumo no local até as 22 horas. Após esse horário, o atendimento só pode ocorrer por delivery ou drive-thru. A medida vale para padarias, lanchonetes, pastelarias, bares, entre outros.

☕ Fotos de Fátima Bernardes nua aos 20 anos? É fake news antiga

O número de clientes fica limitado a 50% da capacidade total do estabelecimento para clientes sentados, não sendo permitido o atendimento de clientes em pé. Um cartaz na entrada, em lugar de fácil visualização, deve informar o número máximo de clientes atendimentos simultaneamente.

Ao contrário do que era especulado, será permitido o self service, desde que o estabelecimento disponibilize um funcionário para servir o cliente, com distanciamento mínimo de 1 metro. A expectativa era de que apenas serviço à la carte (escolha da refeição a partir de menu) fosse autorizado.

Ficam proibidos os espaços kids, salas de jogos e similares, bem como projeções em telão, mesas de sinuca e outros tipos de jogos. Os funcionários devem ser orientados para a intensificação da higienização. Casas noturnas, tabacarias, boates, baladas, casas dançantes e similares seguem proibidos.

Academias

Ficam autorizadas a abrir somente a partir de 18 de maio, segundo regulamentação a ser disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, a partir desta sexta (8), já fica autorizado o atendimento individualizado de personal trainer ao ar livre ou em ambientes fechados de academias, inclusive aquelas localizadas nos condomínios residenciais, desde que respeitados os decretos anteriores.

☕ Conheça sete sites para verificar se a informação é fato ou fake

Lockdown

Palavra inglesa para isolamento social amplo (ou isolamento total). Fica previsto em Maringá quando, a partir do boletim epidemiológico, "verificar-se risco ao município em razão da taxa de ocupação". O decreto, porém, deixa de mencionar um percentual de lotação dos leitos de UTI para que isso ocorra.

Atualmente, Maringá tem uma taxa de ocupação dos leitos de UTI próxima de 60%. Especialistas costumam recomendar o lockdown para taxa de ocupação acima de 80%.





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário