sexta-feira, 29 de maio de 2020

Decreto flexibiliza serviços e barbeiros voltam a ser liberados para fazer a barba

29/05/2020_

A Prefeitura de Maringá publicou em órgão oficial, no fim da tarde de quinta (28), um novo decreto para o período de quarentena do novo coronavírus (covid-19). O documento traz flexibilizações de decretos anteriores – mas mantém o toque de recolher das 23h às 5h, conforme previsto no decreto anterior.

Decreto 798/2020, publicado no Órgão Oficial do Município
O Decreto 798/2020 se refere, principalmente, a serviços de beleza (barba, microblading e micropigmentação); autorização de música ambiente e ao vivo; bem como disposição de mesas em áreas externas de restaurantes e bares.

Nos shoppings, a partir de 1º de junho, será liberado consumo em praças de alimentação e outros estabelecimentos alimentícios, desde que respeitadas as normas de segurança e prevenção ao coronavírus.

Detalhes

As barbearias voltam a ser autorizadas a prestar o serviço de barba. Essa proibição, prevista no Decreto 578/2020, era tão inusitada que acabou virando meme em Maringá. A medida também foi criticada por barbeiros da cidade. 


Nos bares e restaurantes, o uso de telões e televisores voltam a ser permitidos. A ocupação passa a ser de até 50% da área total destinada às mesas e, estas, poderão ser ocupadas por até seis pessoas, respeitando-se o distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. 

Esse distanciamento mínimo também é exigido nas praças de alimentação dos shoppings. Quando mesas e cadeiras não puderem ser retiradas, a proibição de utilização das mesmas deverá ser sinalizada. O serf service é permitido desde que com o auxílio de um funcionário com luvas descartáveis.


"Não é permitido dispensadores de temperos ou condimentos (azeite, vinagre, pimenta, molhos e outros), saleiros e farinheiras, bem como porta-guardanapos de uso compartilhado. Permitido sachês de uso individual", diz trecho do novo decreto.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas segue proibido. Veja mais detalhes aqui ou clicando na imagem acima.

Em todos os casos, cobra-se limpeza e desinfecção antes e após cada utilização. Os estabelecimentos também devem disponibilizar insumos de higienização das mãos, incluindo álcool em gel 70°. O uso de máscara segue sendo obrigatório.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.


Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário