terça-feira, 19 de maio de 2020

Sem sessões virtuais, presença de vereadores do grupo de risco causa bate-boca

19/05/2020_

Ao contrário de inúmeras casas letislativas, que têm realizado sessões por videoconferência durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19), a Câmara de Maringá segue apenas com a opção de sessões presenciais. Além do risco de falta de quórum, essa situação gerou um bate-boca entre vereadores William Gentil (PSB) e Onivaldo Barris (PSL), na sessão ordinária de quinta (14).

Plenário virtual do Senado
Senado tem sessões virtuais durante a pandemia. Veja como funciona
Nos bastidores, um grupo de vereadores vem propondo ao presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP), o uso das videoconferências pela Casa. A tecnologia não eliminaria as sessões presenciais, mas permitiria que os edis do grupo de risco participassem remotamente. Isso ocorre, por exemplo, no Senado e na Câmara dos Deputados (veja acima).

"A questão administrativa acaba ficando na mão do presidente, que não tem essa visão. Ele [Hossokawa] pensa que a população pode achar que os vereadores não estão trabalhando", comenta o vice-presidente, Mário Verri (PT).

Hossokawa diz que, no momento, não há necessidade de sessões por videoconferência. "Essa discussão na sessão (do dia 14) envolve questão pessoal entre os dois vereadores, que não se entendem desde o início da atual legislatura", comenta o presidente.


Bronca

O desentendimento iniciou na fala de Gentil, que questionou a presença dos vereadores do chamado grupo de risco na sessão, após terem faltado em outras ocasiões por esse motivo. Foram mencionados Belino Bravin (PSD), Professor Niero (MDB) e Barris.


"Quero direcionar minha fala especificamente ao Onivaldo Barris, que se encontra aqui e que vem quando ele quer e a hora que ele quer", disparou Gentil. Tanto ele como Barris são do distrito de Iguatemi, o que pode indicar que a bronca tem motivação eleitoral.

Barris reagiu. "Vejo isso aqui como mais uma atitude rasteira, que não interessa ao nosso povo. É muita preocupação com a vida dos outros e, de repente, não faz o papel que deveria fazer", comentou o vereador, lembrando que Gentil, por ser hipertenso, também é do grupo de risco. "O sujo não pode falar do mal lavado", acrescentou.

Hossokawa explicou que os vereadores que fazem parte do grupo de risco não podem ser obrigados a comparecer, da mesma forma como não podem sem proibidos de participar das sessões, caso queiram. O presidente disse, ainda, que numa das ocasiões pediu para que Barris comparecesse por receio da falta de quórum.


Congresso

Em meio à pandemia da covid-19, e em atendimento às medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus, a Câmara dos Deputados aprovou a Resolução 14/20, regulamentada por meio do Ato da Mesa 123/20, para permitir a realização de sessões pelo Plenário Virtual. O Senado tomou atitude semelhante.

O objetivo da normativa, de caráter excepcional, é viabilizar as discussões e votações de propostas necessárias para a continuidade da vida do cidadão brasileiro, mesmo durante a emergência de saúde pública atual, mantendo assim o compromisso democrático da Casa com o povo brasileiro. Com o Plenário Virtual, os parlamentares podem participar das votações sem sair de suas cidades e de seus Estados.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário