quarta-feira, 15 de abril de 2020

Vereadores estão divididos sobre retorno das atividades do Legislativo em meio à pandemia

15/04/2020

A Câmara de Maringá deve retomar as atividades na segunda-feira (20), considerando a Portaria 90/2020, que suspendeu as atividades administrativas e legislativas até a próxima sexta (17). Como a medida foi adotada como prevenção ao novo coronavírus (covid-19), não há consenso entre os vereadores sobre o retorno antes do pico de contágio – o que deve ocorrer em maio.

Não há consenso entre os vereadores sobre a retomadas dos trabalhos na segunda (20) – Foto: CMM
O Café conversou com vereadores a respeito. Alguns querem voltar à ativa – inclusive com a retomada das sessões ordinárias de terças e quintas –, assim como tem ocorrido na indústria e em alguns ramos do comércio e do setor de serviços. "Por enquanto, está tudo como o previsto [na Portaria 20/200]. Inclusive, vários vereadores querem até voltar antes", diz Sidnei Telles (Avante).

Assembleia dos servidores aceita 4,3% de reajuste e encerra campanha

Outros creem que é prudente aguardar um pouco mais. "Creio que seja necessário prorrogar, ainda mais que as discussões podem ser feitas on-line pelos aplicativos disponíveis no mercado", argumenta Flávio Mantovani (Rede). Essa opção não seria uma novidade, já que outras casas legislativas passaram a realizar sessões e reuniões por videoconferência.

Mantovani explica que, para evitar aglomerações, as sessões seriam retomadas sem a presença do público, que já vinha acompanhando as votações pela internet, antes da suspensão das atividades. Por isso, segundo ele, sessões virtuais não acarretariam prejuízo ao debate com o público, na comparação com o que vinha sendo feito antes.

Em 16 anos, servidores municipais tiveram ganho real apenas três vezes

Presidente da Câmara, Mário Hossokawa (PP) diz que uma prorrogação da suspensão das atividades não está descartada, porém, destacou que ainda não houve qualquer conversa formal entre os vereadores a respeito. "Mas, havendo risco de contaminação, pode acontecer de haver a prorrogação", diz Hossokawa.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário