segunda-feira, 13 de abril de 2020

Recuperado da covid-19, Silvio Barros defende medidas de isolamento social no combate à doença

13/04/2020

Há 21 dias em isolamento por causa do novo coronavírus, período em que precisou ser internado duas vezes, o ex-prefeito de Maringá Silvio Barros (PP) defendeu, nesta segunda (13), o isolamento social como forma de garantir atendimento médico a todos que precisam. O achatamento da curva de infecção tem sido possível graças a medidas de quarentena, como revelou estudo de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Silvio Barros: "Defuntos não precisam de emprego" – Foto: Reprodução/Jovem Pan Maringá
As impressões de Silvio Barros, 63 anos, sobre a quarentena e sua experiência como infectado (e agora imune) pela covid-19 foram feitas ao programa Pan News, da rádio Jovem Pan Maringá. A entrevista foi ao ar no início da manhã desta segunda – data de reabertura da indústria e do setor da construção civil, em Maringá.

☕ Covid-19 já matou mais que H1N1, sarampo e dengue juntos

O quanto o coronavírus pode ser agressivo é evidenciado, especialmente, em casos como o do ex-prefeito. O fato de ser um homem saudável – vegetariano há 40 anos, nunca fumou, não bebe e não tem qualquer doença crônica (como hipertensão ou diabetes) – não livrou Silvio dos sintomas da covid-19 e de sequelas temporárias. Na entrevista, via chat de vídeo, ele informou que tem feito fisioterapia para se recuperar de lesões pulmonares causadas pela doença.

Segundo ele, diante dos problemas econômicos causados pela pandemia, a tomada de decisões não é algo simples. "O lado econômico é extremamente grave, talvez não mate, não agora, mas vai causar profundos impactos", disse. "Vamos perder muitos empregos, mas não é só em Maringá, o mundo inteiro vai passar por isso".

  
Ao defender medidas que permitam o achatamento da curva de contágio, Silvio citou o exemplo de Estados como Amazonas, que está à beira do colapso. Há sete dias, a capital Manaus atingiu a capacidade máxima dos leitos na rede pública, já não tendo mais como receber novos pacientes da covid-19, segundo o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB). O Estado tem 1.050 casos confirmados e 53 mortes, a maioria na capital.

☕ Papa apela pela anulação da dívida dos países em mensagem de Páscoa

"Há pessoas que já não tem como ser atendidas. Quando entram dois pacientes [em estado grave], alguém decide quem vai para o respirador e quem vai para o necrotério", disse Silvio, que morou por 15 anos em Manaus. "Isso é uma decisão que cabe a Deus, mas alguém terá de tomá-la, porque nem todo mundo poderá ser atendimento", complementou.

Tratado com hidroxicloroquina e com tamiflu – usado em casos graves da gripe A (H1N1), aquela da pandemia de 2009 –, Silvio alerta para que as pessoas não comprem esses medicamentos para estocar em casa. "Os efeitos colaterais são violentíssimos. Ninguém deve tomar sem acompanhamento médico", alertou.

☕ Jornalistas dão dicas de livros para o período de isolamento social

Sobre a realidade local, na comparação com outras cidades que conhece, Silvio disse que "Maringá está muito mais preparada do que outros lugares do Brasil [contra a covid-19]". Veja a entrevista completa abaixo. A parte do ex-prefeito inicia no minuto 21 do vídeo.





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário