quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pingado: APP de Foz do Iguaçu permite o acompanhamento remoto dos sintomas da covid-19

30/04/2020

A Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e o Parque Tecnológico Itaipu lançaram, nesta quarta (29), o aplicativo CovidPR, uma ferramenta que visa a integrar a população local com profissionais da saúde e o poder público local. Desenvolvido com o apoio da Startup Stac, o software poderá ser utilizado de maneira bilateral: tanto pela população, quanto por profissionais de saúde.

APP CovidPR
A ideia é promover o acompanhamento remoto dos sintomas dos usuários da ferramenta, incluindo recomendações sobre a necessidade de deslocamento ao hospital ou quarentena municipal. Com isso, é possível mensurar o risco do usuário e controlar eventual exposição de outras pessoas ao vírus, evitando-se o deslocamento desnecessário.

Outra vantagem do aplicativo é o acesso a notícias oficiais sobre doença, evitando a propagação de fake news.

Dengue

O mais atual boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, em Foz do Iguaçu, mostra que a cidade teve 10.632 casos confirmados de Dengue e cinco óbitos. Ao todo, são cerca de 23 mil notificações da doença na cidade. A expectativa é que, com as diminuições da temperatura na cidade, o número de casos de diminua. A doença já alcançou mais de 4% da população total de Foz, somente neste calendário epidemiológico.

Toque de recolher

A Justiça determinou a retomada do toque de recolher em Maringá, das 21h às 5h. Há 15 dias, o vereador Jean Marques (Podemos) havia conseguido uma liminar da 2ª Vara da Fazenda Pública de Maringá para derrubar a determinação do Executivo municipal. O TJPR (Tribunal de Justiça do Paraná) julgou como regular o decreto do prefeito Ulisses Maia (PSD), que visa a restringir o trânsito de pessoas no período de pandemia.

Poda

A Prefeitura de Maringá pretende contratar uma empresa terceirizada para poda de árvores, no valor de R$ 6,3 milhões. A abertura dos envelopes está prevista para 18 de maio e funcionará na modalidade de "concorrência". O contrato será de 12 meses, podendo ser renovado, com os reajustes previstos em lei. O critério de contratação é o menor preço por lote. Essa é uma demanda da Semusp (Secretaria Municipal de Serviços Públicos).

Calamidade pública

O número de municípios que fizeram decretos de calamidade pública, devido à pandemia da covid-19, não para de crescer. Na quarta (29), a Alep (Assembleia Legislativa do Estado do Paraná) aprovou o estado de calamidade em mais 47 municípios. Agora, o Paraná tem 219 municípios nessa situação, ou seja, quase 55% dos 399 municípios do Estado.

Espírito das leis

Quando Montesquieu escreveu o "Espírito das Leis", em meados do século XVIII, não imaginaria o mau uso da República e composição dos três poderes "à brasileira". A influência que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quer ter sobre a Polícia Federal (PF) expõe também o famoso "toma lá dá cá" – o dito "presidencialismo de coalizão". As negociações de cargos com o "Centrão", em busca de apoio, enfatizam o enfadonho: Os três poderes são, de fato, independentes quando há influência direta do presidente nos outros três poderes (negociação de ministérios e indicação a uma vaga à Suprema Corte)? O certo é que há interesses na direção de investigações da PF. A despedida do ex-ministro e juiz Sergio Moro deixou isso claro.


Victor em visita ao Cabo Canaveral, base de lançamento da Nasa. Na foto, com seus pais, os professores Max e Marcia Faria – Foto: Arquivo pessoal

#TBT

No TBT desta quinta, volto a um de meus passeios nos Estados Unidos. Em Cabo Canaveral, na Flórida, tive a oportunidade de conhecer uma das bases da Nasa. O passeio conta com uma série de atrações em toda a extensão do parque da agência. Lá, diversos espaços com museus de foguetes e equipamentos espaciais em geral. Para quem gosta de história, tecnologia e ficção científica (nos sentimos em um filme), vale o passeio. O Cabo Canaveral fica a cerca de 100 km de Orlando. Sair da magia dos parques temáticos da Disney e Universal, para entrar na magia da vida real, vale bastante a pena!



>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas

* As informações publicadas pelos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Jornalista, que as reproduz em exercício da atividade jornalística e amparado pela liberdade de expressão. (Do editor)


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa


A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.




Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário