quarta-feira, 22 de abril de 2020

Cafeinado: Com colapso na saúde e valas coletivas, situação de Manaus assusta

22/04/2020

A cidade de São Paulo continua sendo o epicentro da pandemia do novo coronavírus (covid-19), mas é Manaus que apresenta a situação mais dramática. O temido colapso do sistema de saúde – causado pelo rápido avanço do vírus – já é realidade na capital do Amazonas: unidades de terapia intensiva (UTIs) operam no limite.

Abrigo para pessoas vulneráveis em ginásio de Manaus
Abrigo para pessoas vulneráveis em ginásio de Manaus – Foto: Marcio James/Agência Senado
São de um cemitério de Manaus as cenas de pessoas sendo enterradas em valas comuns e do uso de contêineres refrigerados para alocar corpos até o sepultamento. "O cenário é desolador", disse o senador Eduardo Braga (MDB), que é do Amazonas – primeiro Estado do país em que a rede de saúde entrou em colapso por conta da covid-19.

De acordo com relato da Agência Senado, os enterros diários em Manaus eram de aproximadamente 30, antes da pandemia. No domingo (19), superaram uma centena. Além do colapso na saúde, as autoridades também precisarão lidar com a sobrecarga dos cemitérios. Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) disse que a situação se aproxima da "barbárie", quando médicos precisarão escolher quem vive e quem segue recebendo tratamento.

Mortes

De acordo com boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta (22), subiu para 2.906 o número de mortes pela covid-19 no Brasil (165 em 24 horas). São mais de 45,7 mil casos confirmados. Os Estados com mais vítimas fatais são: São Paulo  (1.134), Rio de Janeiro (490), Pernambuco (282), Ceará (233), Amazonas (207), Maranhão (66), Paraná (57) e Bahia (50). A não ser no caso dos mais estúpidos, imagino que ninguém mais acredite se tratar de uma "gripezinha".

É sério!

A natureza humana inclui a ignorância. É essa condição que explica o comportamento de certas pessoas diante de fatos brutais como esse do Amazonas. Ao invés de se sensibilizarem, questionam: "Por que não mostra os casos recuperados?" Por que não falar de coisa boa?" É preciso mostrar os fatos, por mais triste que sejam, para alertar as pessoas sobre a necessidade de se prevenir. Ou queremos para nossas cidades o mesmo que tem ocorrido em Manaus?

Lunático

Viram a última do chanceler Ernesto Araújo? Nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores, em mais um de seus ataques conspiratórios, chamou o coronavírus de "comunavírus" e disse que a pandemia é um plano do "novo comunismo para construir um mundo sem nações, sem liberdade, sem espírito". Só faltou culpar o ex-presidente Lula. Notem que, para o presidente Bolsonaro, o problema era o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta. Quanto a Araújo, tudo certo.

Coveiro

Questionado sobre a quantidade de mortes pelo novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disparou: "Não sou coveiro". Duas verdades nessa triste fala: 1) O presidente não é mesmo coveiro; 2) Na pandemia, o coveiro tem trabalhado muito mais que o presidente. Essa fala surreal – de pouco caso com a dor das famílias dos mortos – me fez lembrar desses dois vídeos aí.



Shopping

Em meio a essas tristes notícias, que não param de chegar (e que continuarão chegando, pois o Brasil ainda não atingiu o pico da doença), em Blumenau (SC), a reabertura de um shopping teve direito a música ao vivo, comemoração e, claro, muita gente aglomerada. Em Santa Catarina, o governo liberou a retomada dos centros comerciais a partir desta quarta (22).

Maringá

O afrouxamento do isolamento social também ganhou um novo capítulo em Maringá. Nesta quarta, novo decreto municipal liberou o funcionamento de barbearias, salões de beleza, feiras livres e do setor hoteleiro. Há uma série de exigências impostas a esses segmentos para a retomada das atividades (veja aqui). A cidade tem cinco óbitos e 57 casos confirmados, mas esse número vai disparar com o aumento das testagens.



Máscaras

A Prefeitura de Maringá inciou a distribuição de 300 mil máscaras, adquiridas pelo município como medida preventiva ao coronavírus. As primeiras 15 mil máscaras, de um lote inicial de 20 mil unidades, já foram entregues no Terminal Intermodal. As outras 5.000 foram retidas para demandas internas, de servidores em diferentes atividades. Cabe agora, a cada cidadão, o uso da máscara ao sair de casa.

Para refletir


Stand up alemão

Uma coisa que eu realmente curto na web é assistir a stand ups. O gosto por essa forma de humor começou nos anos 90, com Jerry Seinfeld (sim, aquele mesmo, da série Seinfeld). Um achado recente foi a Lea Maria (abaixo) que, infelizmente, tem apenas um vídeo em seu canal. Um só, mas vale a pena!





>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário