quinta-feira, 30 de abril de 2020

Cafeinado: Brasil passa de 42 para 435 mortes/dia por covid-19 em um mês

30/04/2020

Em apenas um mês, o Brasil viu o número de mortes por dia pela covid-19 – doença respiratória causada pelo coronavírus Sars-Cov-2 – passar de 42 para 435. Também na comparação entre 31 de março e 30 de abril, o total de vítimas fatais saltou de 201 para 5.901. Já o número de casos confirmados, que no último dia do mês passado era de 5.717, chegou a 85.380 nesta quinta.

Nesse intervalo, as previsões de que o Brasil viveria uma tragédia igual ou até pior que a da Itália, caso não adotasse as medidas de isolamento social comprovadamente necessárias, começaram a se confirmar. E isso ocorre, em paralelo, com cenas tristes cada vez mais frequentes de famílias desesperadas em busca de um leito de UTI, com as imagens de valas coletivas sendo abertas e com as notícias de óbitos de guerreiros que perderam a vida na frente de batalha: os profissionais da saúde.


Mortes por Estado

São Paulo (2.375), Rio de Janeiro (854), Pernambuco (565), Ceará (482), Amazonas (425), Pará (208), Maranhão (184), Bahia (104), Paraná (83), Espírito Santo (83), Minas Gerais (82), Paraíba (62), Rio Grande do Norte (56), Rio Grande do Sul (51), Alagoas (47), Santa Catarina (46), Amapá (34), Distrito Federal (30), Goiás (29), Piauí (24), Acre (16), Rondônia (16), Sergipe (12), Mato Grosso (11), Mato Grosso do Sul (9), Roraima (7) e Tocantins (3).

Lamentável  

Sinceramente, não sei o que mais precisa acontecer para os lunáticos de plantão se convencerem da gravidade dessa doença. Talvez não haja cura para esse tipo de problema mental. São pessoas que alimentam todo tipo de conspiração, como a abertura de covas de "mentirinha" apenas para a Globo atacar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para alguns, trata-se de uma conspiração mundial para derrubar o "mito". Esse rebanho da "gripezinha" têm uma característica em comum: boa parte é terraplanista. Daí, a dificuldade de aceitar a realidade.

Mito de barro

É notório que o discurso de Bolsonaro alimenta os lunáticos e terraplanistas de plantão. Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente criticou a adoção do isolamento social, dizendo que essas medidas não fizeram efeito na contenção da curva de contaminação. Quanta irresponsabilidade! No Twitter, membros do rebanho usam a hashtag #BolsonaroTemRazão. Espero, por questão de ordem gastronômica, que o mito não diga que merda previne a "gripezinha". Do contrário, muito conhecido nosso vai comer merda.

Reflexão

Chamada da Folha de S.Paulo na noite desta quinta: "Está escrito desde o século 17 que palavras não vão deter Bolsonaro". Curioso, cliquei para ler, e me deparei com o excelente artigo de Sérgio Rodrigues, intitulado: "As armas e as letras". Não vou dar o chamado "spoiler", por isso, fica a dica para ler aqui

Meme do ministro astronauta


Maringá

Com os mesmos cinco óbitos pela doença, Maringá tem vem ganhando novos casos da covid-19. Não se sabe quanto disso é devido ao afrouxamento do isolamento social e quanto se deve ao aumento da testagem. Fato é que a cidade teve, nas últimas 24 horas, mais oito casos confirmados da doença. São agora, ao todo, 87 testes positivos de covid-19.

Dia do Jazz

Pela ocasião do Dia Internacional do Jazz, comemorado neste 30 de abril, fecho a coluna com o som do excelente músico norte-americano de jazz Marcus Miller. Multi-instrumentista, Miller é reconhecido como um dos melhores baixistas do mundo em atividade. Como é véspera de feriado, pegue aí sua taça de vinho e aproveite.





>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário