terça-feira, 28 de abril de 2020

Cafeinado: Brasil bate recorde de mortes em 24h e supera China no total de óbitos

28/04/2020

Valas coletivas, falta de coveiros, casos graves sem atendimento, respiradores e leitos de UTIs insuficientes e recorde de mortes em 24 horas. Essa já é a trágica realidade em algumas cidades brasileiras (e será em várias outras, em breve). Infelizmente, a amarga fatura do discurso irresponsável da "gripezinha" chegou, e o novo coronavírus (covid-19) cobra caro.


Entre segunda e esta terça (28), o Brasil registrou 474 novas mortes pela covid-19 – 67 a mais que o recorde anterior, de 23 de abril. No total, segundo levantamento do Ministério da Saúde, o país soma agora 5.017 óbitos e 71.886 pessoas infectadas. Há ainda 34,3 mil pacientes em acompanhamento e 32,5 mil recuperados.

Com isso, o Brasil superou a China no número de vítimas fatais. Lá, de acordo com o levantamento da Universidade Johns Hopkins, foram registrados 4.643 óbitos pela covid-19, dos quais 4.512 mortes apenas em Hubei, onde a pandemia teve início. São esses os dados oficiais de ambos os países.

Subnotificações

A China nunca é uma boa referência. Como todo regime ditatorial, falta transparência, não sendo possível confiar nos dados divulgados. Seria ingênuo acreditar que o país mais populoso do mundo, com 1,4 bilhão de habitantes, teve menos de 5.000 mortes. Igualmente, seria ingenuidade crer que o Brasil teve apenas 5.017 mortes. Por aqui, centenas de óbitos de casos suspeitos de covid-19 ainda não tiveram o exame concluído, e outras tantas vítimas foram sepultadas sem qualquer testagem. Fato: há milhares de casos subnotificados nos dois países.

Bons exemplos

Se você não leu o Cafeinado de segunda, recomendo. Falamos sobre as governantes mulheres que têm feito bonito no combate à covid-19. As ações da chanceler alemã Angela Merkel; das primeira-ministras neozelandesa, Jacinda Ardern; e finlandesa, Sanna Marin; e da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen salvaram vidas. Todas as três defenderam o isolamento social para controlar o vírus. Deu certo!

E a Dilma, hein?

Diante dos bons exemplos femininos, algum membro do rebanho bovino há de questionar: e a Dilma? Certamente, a ex-presidente não fez uma gestão merecedora de aplausos, mas é impossível compará-la ao presidente Jair Bolsonaro. Nesta pandemia, qualquer ex-presidente do Brasil faria melhor que Bolsonaro. Com frases como "Sou Messias, mas que não faz milhares" e "Não sou coveiro" – quando questionado sobre as mortes pela covid-19 – o presidente debocha da memória das vítimas, das famílias dos mortos e dos profissionais da saúde, que arriscam suas vidas para cuidar dos doentes.


Datafolha I

Em relação às acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro, sobre ilícitos que teriam sido cometidos por Bolsonaro, 52% dos entrevistados acreditam que Moro fala a verdade. Apenas 20% acreditam que é o presidente quem fala a verdade (sobre ter ou não interferido na Polícia Federal). Ainda segundo a pesquisa do instituto Datafolha, 6% não acreditam em nenhum dos dois e 3% acham que ambos estão certos. Não souberam responder 19%.

Impeachment

De acordo com a mesma pesquisa, 45% da população deseja que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), aceite a abertura de um dos pedidos de impeachment (são mais de 30). 48% são contrários a essa medida e 6% não souberam ou não quiseram opinar. Na pesquisa anterior, 59% eram contrários. A atual pesquisa ouviu 1.503 brasileiros adultos de todas as regiões do país, por telefone, na segunda-feira (27). Veja os detalhes aqui

Meme


Maringá

Boletim da Secretaria Municipal da Saúde, desta terça, aponta que Maringá teve quatro novos casos confirmados de covid-19 (todas mulheres, com idade entre 27 e 56 anos). O número de mortes pela doença permanece em cinco. Um dos casos mais recentes foi o do deputado federal Ricardo Barros (PP), que teve alta do hospital e se recupera em casa.

Negativo

Ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros participou do evento de inauguração dos novos leitos do Hospital Universitário de Maringá (HUM), na sexta (24). Apesar de os presentes terem usado máscara, infelizmente, houve aglomeração de políticos e imprensa – motivada pela presença do governador Ratinho Junior (PSD). Com o teste positivo de Barros, várias autoridades fizeram exames para a covid-19, incluindo o próprio governador e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD). Os exames deram negativo.

Supermercados

Em primeira discussão, a Câmara de Maringá aprovou por unanimidade, nesta terça, projeto de lei que obriga os supermercados, hipermercados e similares a disponibilizarem 2% dos carrinhos de compra (devidamente adaptados) para crianças e adultos com deficiência física ou mobilidade reduzida. O projeto é do vereador Chico Caiana (PTB).

YouTube

Tem nova crônica da Maria Bopp no ar! A blogueirinha do fim do mundo segue ácida, como sempre.


Piada

Ontem, conversando com um amigo sobre as consequências do confinamento total, ele me contou que a mulher dele anda pela casa o dia inteiro do jeito que veio ao mundo.
Não aguentei a curiosidade e tive que perguntar:
– Peladinha?
E ele me respondeu:
– Não... Aos gritos!!!!!!!!!!!!!

(Piada enviada pelo jornalista Luiz de Carvalho)




>>> Saiba mais sobre o colunista
>>> Veja os destaques dos demais colunistas


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)



A página do Café no Facebook superou a marca de 3.000 curtidas na Sexta-feira Santa, em 10 de abril, graças aos leitores assíduos que apoiam o blog. Para ser informado sobre novas matérias publicadas, curta você também e convide seus amigos para curtir. Clique aqui.



Para receber as últimas notícias do Café com Jornalista no seu WhatsApp é muito fácil. Basta enviar para o número acima a mensagem "Quero Café", informando seu nome e sua cidade de origem. Seu número será, então, adicionado a uma lista de transmissão dos seguidores do blog. A qualquer momento, você poderá cancelar a inscrição.
Merece:

Um comentário: