sábado, 7 de março de 2020

Cafeinado: Ratinho Junior escala um peso pesado para a Comunicação do Estado

07/03/2020

Os rumores dos últimos dias se confirmaram. O jornalista João Evaristo Debiasi é o novo secretário de Estado da Comunicação e da Cultura (SECC). O decreto de nomeação foi assinado nesta sexta (6) pelo governador Ratinho Junior (PSD) – uma mudança no primeiro escalão que, dias antes, já era dada como certa por alguns jornalistas, entre eles o maringaense Angelo Rigon.

Talvez o próprio governador não tenha a noção do peso pesado que ele acaba de escalar para a Comunicação, e não estamos falando de peso. Antes diretor-geral da Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná, Debiasi exerceu cargo similar, o de secretário de Comunicação de Santa Catarina, entre 2014 e 2018.

Ratinho Junior com o novo secretário da SECC, João Evaristo Debiasi – Foto: Rodrigo Feliz Leal/AEN
Currículo I
Bacharel em Administração de Empresas, Debiasi dedicou-se à comunicação e aprofundou conhecimentos em planejamento estratégico, marketing político e mídias digitais. Atuou em campanhas eleitorais em todos os níveis, de vereador a presidente da República. É pós-graduado em Ciência Política e Política Aplicada e em Gestão de Comunicação e Jornalismo Político, ambos cursos de instituições de ensino da Espanha.

Currículo II
Para ampliar seus conhecimentos em mídias digitais, em 2009, Debiasi concluiu o Máster em Jornalismo Digital e Comunicação Multimídia pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS-SP), em convênio com a Universidade de Navarra (Espanha). Daquela mesma turma, repleta de feras na comunicação social, tivemos a felicidade de participar eu e o jornalista maringaense Milton Ravagnani (Band News FM) – este, à época, editor-chefe de O Diário.



Drauzio Varella 
Continua rendendo o assunto "Drauzio Varella presidente". Nesta sexta (6), o assunto ganhou ainda mais destaques nas redes sociais. Em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, o médico comentou: "Esse mundo está louco. Nós vivemos procurando um salvador da pátria. Esse é o drama do país".

No YouTube
Dentre as repercussões da campanha "Drauzio presidente", gostei dos comentários de dois filósofos que sigo no YouTube, Henry Bugalho e Paulo Ghiraldelli. Se tiver um tempinho, assista!


Chapas puras
Os partidos políticos, que antes podiam se coligar na proporcional para montar chapas com 23 nomes, costumavam ter como principal dificuldade a regra do mínimo de 30% de candidatas mulheres. Agora, como conta o Portal do Rigon, a dificuldade está em montar a chapa em si. Como antecipou o Café com Jornalista, no último dia 27, a nova regra vem tirando o sono dos pré-candidatos.

Mimo às mulheres
Minha esposa, que é usuária do transporte público, chegou do trabalho, nesta sexta (6), trazendo-me a seguinte notícia: "O prefeito estava no terminal urbano entregando flores às mulheres. Muitas paravam para fazer selfie". Esse mimo, que é uma tradição de Ulisses Maia nessa época do ano, é bem recebido pelas mulheres que, tantas vezes, não têm o respeito que merecem de seus parceiros.

O prefeito Ulisses Maia (PDT) em entrega de flores às mulheres, nesta sexta (6), no Terminal Intermodal 
Dia da Mulher
A data é também de reflexão e luta por respeito e igualdade de gênero. No domingo (8), haverá uma caminhada em volta do Parque do Ingá, partindo da academia da terceira idade (ATI) até o Fórum. Uma das bandeiras levantadas será o basta ao feminicídio.

Meme do PIBinho




Assessoria I
Aos colegas jornalistas e a quem mais interessar saber, não sou mais assessor de imprensa do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar). A rescisão do contrato ocorreu nesta sexta (6). Logo, estou na "praça" para novos desafios, e precisando trabalhar.

Assessoria II
Foram duas passagens pelo sindicato, a primeira delas entre 2011 e 2013, nas gestões de Solange Marega (que me contratou da primeira vez) e Iraides Baptistoni. Após a reeleição de Iraídes, em março de 2016, recebi dela o convite para retornar à assessoria, permanecendo por mais quatro anos.

Sindijor
Sempre prestativos, dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná entraram em contato comigo para saber detalhes da rescisão. Nem sempre o jornalista desligado da função tem seus direitos respeitados, o que, felizmente, não foi o caso dessa vez. Agradeço aos colegas Luis Claudio e Valdete da Graça, dirigentes do Sindijor Norte/PR pela atenção.

Colírio
Uma bela foto da atriz Marilyn Monroe (1926-1962) para fechar a coluna de hoje. Voltamos com o Cafeinado na segunda (9)





>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa


Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário