terça-feira, 3 de março de 2020

Cafeinado: Maringaenses com suspeita de coronavírus estiveram na Itália

03/03/2020

Quando você ler esta coluna, os dados, certamente, estarão desatualizados. Com mais de 3.000 mortes no mundo e mais de 90 mil casos confirmados, o novo coronavírus (Covid-19) já se tornou uma pandemia (epidemia em âmbito global), só falta a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer o óbvio ululante.

São 64 países com casos da doença. O Brasil está nessa lista, com dois casos confirmados e 433 suspeitos de infeção pelo Covid-19. Boletim da Secretaria de Estado da Saúde aponta sete casos suspeitos no Paraná, dois deles em Maringá. Ambos, uma mulher de 39 anos e um homem de 24, estiveram em fevereiro na Itália – país europeu com o maior número de casos.

Passageiros com máscaras contra o coronavírus no Aeroporto do Galeão – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Já é realidade
Lembram da pandemia da chamada "gripe suína" (vírus H1N1), em 2009? Pois é, estamos assistindo a uma contaminação similar agora. Mesmo que os dois casos suspeitos em Maringá testem negativo, é improvável (para não dizer impossível) que a doença não chegue à cidade no curto prazo. Então, o melhor a fazer é se prevenir.

Prevenção
O Ministério da Saúde já está divulgando em seu site informações úteis sobre o que é esse vírus, como tratar, o que fazer para se prevenir e como é definido um caso suspeito. Algumas recomendações são semelhantes àquelas dos tempos do H1N1, entre elas: lavar as mãos com frequência e não tocar olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas. Vale a pena dar uma conferida (clique aqui).



Fake News
Dá para acreditar que já há imbecis espalhando boatos sobre o coronavírus? É inacreditável o espírito de porco de certas pessoas, que parecem se divertir com o pânico e a ignorância alheia. Quem espalha fake news (principalmente sobre doenças e vacinas) faz por merecer algum tipo de uma pena medieval. Chibatadas, no mínimo. Que tal?

Câmara Municipal 
A sessão ordinária desta terça (3), a primeira de março, terá 27 matérias na ordem do dia, sendo oito projetos de lei. A não ser que surja algo em regime de urgência, não há nenhuma pauta polêmica. Nos tempos em que eu cobria in loco todas as sessões da Câmara, pelo jornal O Diário, as votações costumavam ser mais apimentadas. Certa vez, um vereador se despiu em plenário para barrar uma votação. Os parlamentares desta legislatura são mais comportados.

Celetistas
Dos projetos que tramitavam na Câmara, aquele com algum potencial para se tornar polêmico foi arquivado pelo presidente Mário Hossokawa (PP). Tratava-se do projeto de lei do Regime Contratual Único, que dispunha sobre a transmutação dos celetistas da Prefeitura de Maringá para o regime estatutário. Hossokawa atendeu a uma recomendação do Ministério Público, que pediu a retirada do projeto ao mesmo tempo que cobrou esclarecimentos da Prefeitura de Maringá quanto ao impacto financeiro da medida.

Musa da Copa
Lembram da Larissa Riquelme? A paraguaia atraiu a atenção das lentes nas arquibancadas da Copa de 2010, na África do Sul, ao torcer por sua seleção com o celular nos seios. A modelo segue bombando nas redes sociais, com 908,3 mil seguidores no Twitter e 1 milhão no Instagram. Sua página no Face tem 1 milhão de curtidas.

Há quem diga que Larissa Riquelme, no Brasil, prefere o Botafogo do jornalista Marcelo Bulgarelli. Carece de provas – Foto: Arquivo Pessoal
Cozinha saudável
Por ocasião da Semana da Mulher, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher) vai ofertar, entre 9 e 13 de março, cursos de preparo de alimentos na na praça da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Vila Morangueira. Uma carreta abrigará os cursos de alimentação saudável, culinária sem glúten e pães artesanais. Informações sobre inscrição no fone 44 3293-8350.



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa


Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário