segunda-feira, 2 de março de 2020

Lacalle Pou assume presidência do Uruguai após 15 anos de governos de esquerda

02/03/2020

Agência Brasil / Montevidéu –  Neste domingo (1º), às 16h30, após receber a faixa presidencial das mãos de Tabaré Vázquez, Luis Alberto Lacalle Pou, de 46 anos, assumiu formalmente o cargo de presidente do Uruguai. Em pronunciamento na Praça Independência, diante de milhares de uruguaios, Lacalle Pou disse, emocionado, que fará um governo incansável e agradeceu aos presidentes de outras nações pela presença na cerimônia de posse.

O presidente do Uruguai no desfile em carro aberto – Foto: Divulgação
Em seu discurso, Lacalle Pou ressaltou a importância de se fortalecer o Mercosul. “Temos que conseguir flexibilizar o bloco para que cada sócio possa seguir com a realização de acordos bilaterais. Os processos iniciados devem ser terminados” afirmou o presidente, claramente fazendo uma referência ao acordo do Mercosul com a União Europeia.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, esteve presente à cerimônia, que contou com a participação de outras autoridades, como o rei da Espanha, Felipe VI; e os presidentes do Chile, Sebastián Piñera; do Paraguai, Mario Abdo Benítez; e da Colômbia, Iván Duque.

Cerimônia de posse foi realizada em Montevidéu – Foto: Marieta Cazarré/Agência Brasil
Lacalle Pou, que venceu as eleições em segundo turno, após ter feito uma coalizão de cinco partidos, ressaltou a importância do apoio que recebeu dos aliados. Após o evento na Praça Independência, Lacalle e a mulher, Lorena Ponce de León, foram para o Palácio Estevez, onde o novo presidente recebeu os cumprimentos protocolares dos chefes das delegações estrangeiras.

Nas ruas da capital, Montevidéu, durante todo o domingo, milhares de pessoas saíram com bandeiras do Uruguai e do Partido Nacional, para celebrar a vitória do novo mandatário, que significa uma alternância do poder, após 15 anos de governos da coalizão Frente Ampla, de esquerda.




>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário