segunda-feira, 9 de março de 2020

Com sapatos e cruzes deixados no Fórum de Maringá, ato lembra mulheres vítimas de feminicídio

09/03/2020

Com grande participação das mulheres, a passeata "Basta de Feminicídio", realizada do domingo (8), terminou com sapatos femininos e cruzes deixadas diante do Fórum de Maringá. O ato, simbólico, fez alusão às mulheres vítimas de violência.

Organizada pelo Fórum Maringaense de Mulheres, a passeata do Dia Internacional da Mulher teve concentração na academia da terceira idade (ATI) do Parque do Ingá, às 9 horas. De lá, a caminhada precorreu o entorno do parque até o Fórum.

Segundo a coordenadora da ONG Maria do Ingá – Direito da Mulher, Tania Tait, eventos como esse são importantes por envolverem diversos setores e entidades da sociedade, dando voz às lutas por respeito e igualdade de gênero e contra o feminicídio.

Ato em frente ao Fórum de Maringá, no Dia Internacional da Mulher – Foto: Divulgação
"A adesão da sociedade é fundamental para que políticas públicas e medidas na legislação sejam tomadas para que o assassino não fique impune diante do crime que cometeu", explicou Tania. "Não podemos mais nos calar. O Brasil teve um aumento de 7% nos casos de feminicídio e se cristaliza como o quinto país do mundo em violência contra a mulher", acrescentou.

☕ Leia a entrevista completa de Tania Tait ao Café

Várias lideranças femininas participaram do ato, que incluiu críticas ao atual governo. "Esse governo federal, extremamente machista e conservador, está contribuindo muito para agravar a situação, que já é muito ruim", disse Iraídes Baptistoni, secretária de Finanças da Federação dos Sindicatos dos Servidores Municipais do Paraná (Fessmuc) e ex-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (Sismmar).


Mês da Mulher
As ações previstas para o Mês da Mulher não terminaram no domingo (8). Há uma programação extensa até o fim de março, incluindo palestra, nesta segunda (9), com servidoras da Secretaria da Mulher. A programação abaixo foi lida no plenário da Câmara Municipal, na sessão de quinta (5), pelo vereador Alex Chaves (MDB).



>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa


Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário