terça-feira, 17 de março de 2020

Café com Jornalista completa 20 dias com 3,4 mil leitores; saiba como apoiar o blog

17/03/2020

O Café com Jornalista, antigamente hospedado no site do jornal O Diário, completou nesta segunda (16) 20 dias desde seu retorno à cobertura da política local – área de especialidade do editor e, portanto, foco do blog. Nesse período, foram publicadas 70 matérias (incluindo colunas) e quatro entrevistas de domingo.

As postagens somaram 7.137 visualizações de páginas, originadas por 3.392 usuários de 215 cidades – do Paraná, em sua maioria. Do total, 1.332 pessoas acessaram o blog a partir de Maringá e 640 de Curitiba. Essas duas cidades representam, até o momento, 55% da audiência do Café. A curiosidade está na terceira cidade do ranking: Irvine, no sul da Califórnia (EUA), com 349 usuários únicos (9,7%).

Café com Jornalista divulgado no Portal do Rigon – Imagem: Reprodução
Café com Jornalista divulgado no Portal do Rigon – Imagem: Reprodução
De acordo com métricas do Google Analytics, as cinco matérias mais acessadas pelos leitores foram:

 Assembleia dos servidores aceita 4,3% de reajuste e encerra campanha salarial
 Nova regra para eleição proporcional preocupa pré-candidatos a vereador
 Livro "O Sol de um Novo Jeito" narra a experiência de imigrantes no Brasil
Reginaldo Dias: "Número de candidatos a prefeito será ainda maior"
 Artigo: Reportagem de Drauzio para o Fantástico cometeu três erros crassos   

As quatro entrevistas publicadas foram:
Alex Chaves: "Estarei com Ulisses Maia nestas eleições"
☕ Reginaldo Dias: "Número de candidatos a prefeito será ainda maior"
Tania Tait: "O machismo do presidente encoraja outros homens a agredir mulheres"
Ulisses Maia: "Será necessário criar outros modais de transporte coletivo"



A comemorar

Esses números, que podem ser considerados modestos na comparação com os sites já estabelecidos, são significativos dentro do devido contexto: com apenas três semanas, o blog ainda não é facilmente localizado pelo Google e outros motores de busca. Para citar um exemplo, a busca por "Café com Jornalista" remete primeiramente ao popular Portal do Rigon – que, com alguma frequência, comete a gentileza de mencionar (com hiperlinks, o que é importante) o Café.

Portanto, ainda sem contar com acessos via busca no Google, a audiência inicial do blog é fruto do apoio de cada um que acreditou no projeto e que tem ajudado com as postagens (na condição de fonte) e com a divulgação do conteúdo nas redes sociais. Quem compartilha ajuda mais do que imagina. A contrapartida do blog é a cobertura séria da política local, com reportagens e entrevistas (e não apenas notas), no bom estilo dos jornais impressos.

Como apoiar

Alguns apoiadores já procuraram o blog para saber como anunciar, outro fato a comemorar num prazo tão curto de existência. Essa possibilidade será aberta num segundo momento. O que há, por enquanto, são os tradicionais anúncios do Google.

O foco, agora, é produzir um conteúdo com credibilidade e com informações checadas, de modo a cativar os leitores, fazendo com que o retorno deles ao Café seja um hábito diário. Nos dias de hoje, é sempre importante o surgimento de novos veículos livres de fake news. De nada adianta anunciar num blog sem audiência ou, pior: com audiência, mas sem relevância. 

A melhor maneira de apoiar, neste momento, é com a divulgação das matérias, entrevistas e colunas. Todo leitor pode dar uma mãozinha nesse sentido. O conteúdo também está na página do Café com Jornalista no Facebook. Passa lá, dê um curtir na página e compartilhe as postagens à vontade. É assim que se faz um bom Café! Contamos com isso.

Do editor


>>> Sobre o Café
>>> Sobre o Jornalista
>>> Cafeinado
>>> Maringá
>>> Política
>>> Economia
>>> Geral
>>> Entrevistas
>>> Artigos
>>> Imprensa

* Matérias e opiniões publicadas no Café com Jornalista estão compreendidas pela atividade jornalística e amparadas pela liberdade de imprensa e de expressão. (Do editor)

Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário