quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Livro "O Sol de um Novo Jeito" narra a experiência de imigrantes no Brasil

27/02/2020

Escrito pelo jornalista Victor Faria, com lançamento marcado para 7 de março, o livro “O Sol de um Novo Jeito” (editora Trema) conta as histórias de uma série de imigrantes que buscam no Brasil novas oportunidades. Terra de um povo alegre que, muitas vezes, não deixa transparecer a dura realidade de preconceito e desigualdade vivida por aqueles que deixaram seus lares em busca de uma vida melhor.

Das dolorosas colheitas de amendoim, ainda no início da década de 1930 – no interior do Estado de São Paulo –, às incansáveis e cotidianas buscas por emprego nas áreas de formação, o livro narra a história de quatro imigrantes vindos de diferentes lugares e em épocas distintas. A dificuldade de
integração, para muito além da diferença de idioma ou cultura, é o elo que os une.

Jornalista Victor Faria, autor de "O Sol de um Jeito Novo"
O livro será lançado em 7 de março, às 18h30, Na TV Maringá (Band), estando disponível para compra no site da editora Trema, pelo valor de R$ 35. A obra contou com ilustrações do artista Gilberto Hein, capa e diagramação do jornalista Lucas Martinez e prefácio do jornalista Neto Del Hoyo.

“Espero que, com as histórias que trago neste livro, eu possa sensibilizar uma parcela da população que ainda hoje é avessa a estrangeiros por pura desinformação. Ninguém sai do próprio país a troco de nada. São pessoas que foram fragilizadas por conjunturas políticas, econômicas ou religiosas e que sofrem, primeiro pelo desamparo do próprio país de origem e, depois, pela falta de empatia de quem os recebe”, destacou Faria.

No decorrer dos 12 capítulos da obra, Faria apresenta as percepções de cada um dos entrevistados sobre o Brasil, as oportunidades de emprego e os objetivos futuros na nova terra. “Não é exagero dizer que este livro é um convite. Um convite para conhecer a dura realidade de quem é obrigado a abandonar sua terra”, diz o autor do prefácio, Neto del Hoyo.

O autor

Victor Duarte Faria nasceu em Jaboticabal (SP), em 11 de fevereiro de 1994. Em 2014, mudou-se para Maringá, onde cursou Jornalismo. Teve passagens pelos jornais O Diário e Metro. Foi produtor e pauteiro da TV Maringá (Band) e âncora de um dos noticiários da Band News FM Maringá, ocasiões em que pôde conhecer um pouco mais da realidade vivida pelos imigrantes e refugiados do município.
Merece:

0 comentário(s):

Postar um comentário